Inovação à mesa: Saulo Jennings combina tradição, sustentabilidade e reconhecimento global no Cozinha Show
O chef santareno deu início à rodada de apresentações gastronômicas ao mostrar como a criação culinária aliada ao manejo sustentável

Com aromas, técnica e identidade regional, a Cozinha Show abriu a programação do Inova Amazônia Summit 2025, na última quarta-feira (21), em Macapá. O chef santareno, Saulo Jennings, deu início à rodada de apresentações gastronômicas ao mostrar como a criação culinária aliada ao manejo sustentável consolida a potência dos sabores da Amazônia sem perder as raízes. A atividade integra a programação do maior evento de bioeconomia e inovação da região, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA).
Paraense, Saulo Jennings, abriu com maestria a programação do Cozinha Show, na primeira das três noites do Inova Amazônia Summit 2025, e uniu sustentabilidade e sabor em uma apresentação marcante. Os 32 sortudos que garantiram lugar na plateia saborearam uma deliciosa combinação de bacon de pirarucu, jambu e queijo do Marajó – e não se arrependeram de ter enfrentado a fila no momento da inscrição.
O chef aproveitou a preparação do prato para conduzir uma palestra sobre o processo de criação de peixes, com destaque para o pirarucu, gigante das águas amazônicas. Ele explicou como é feita a produção do “bacon de pirarucu” e detalhou os cuidados que garantem a excelência de seus pratos, elaborados com ingredientes genuinamente amazônicos.
Ele destacou a importância do manejo sustentável na piscicultura do pirarucu. “É um processo muito caro. São quatro meses de pesca e oito meses dedicados aos cuidados com esses animais antes da próxima temporada”, explicou. O chef também defendeu a valorização da verticalização da produção na região. “Os produtos da Amazônia precisam sair daqui já prontos, em suas mais variadas formas”, disse Saulo Jennings.
Enquanto servia o prato ao público, o chef Saulo Jennings conversou com fãs e admiradores da sua culinária. Questionado sobre como consegue manter a qualidade dos produtos que chegam aos clientes em seus restaurantes – localizados em estados como São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Pará/PA -, ele destacou a importância de compreender toda a cadeia produtiva.
“É preciso ter uma visão 360º do produto. Isso exige tempo, estudo e investimento. O Sebrae é uma força essencial nesse processo, pois oferece o apoio necessário para quem deseja empreender com responsabilidade e excelência”, afirmou o chef Saulo.
Solange Sussuarana, instrutora gastronômica, participou da Aula Show em busca de mais conhecimento. Ela contou que fez questão de inscrever seus alunos para acompanharem a atividade e destacou a relevância da iniciativa. “É um evento de grande importância, e o Sebrae está de parabéns por promover ações como essa, que valorizam a gastronomia regional e fortalecem o aprendizado”, afirmou a Chef Solange Sussuarana.
Um momento de grande prestígio marcou a participação do chef Saulo Jennings no Inova Amazônia Summit 2025: ele recebeu o título de 1º Embaixador Gastronômico da ONU Turismo. A nomeação reforça sua trajetória de valorização da culinária amazônica e o compromisso com práticas sustentáveis, que unem sabor, cultura e inovação.
Deixe seu comentário
Publicidade