Nota 10

Inscrições abertas para 1ª edição do festival de cinema AfroEstima, em Macapá

Interessados podem se inscrever até o dia 14 de março, de forma gratuita, por meio do site www.afroestimafestival.com


 

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do AfroEstima, festival de cinema negro pan-amazônico, dedicado exclusivamente às produções audiovisuais realizadas por cineastas negros de todo o Brasil e países que compõe a Amazônia internacional. As pessoas interessadas podem se inscrever até o dia 14 de março de 2025 de forma gratuita, por meio do site oficial clicando AQUI.

 

O festival aceitará inscrições de curtas-metragens, animações, videoclipes e outras produções em múltiplos formatos. Podem concorrer produções realizadas a partir de 2021 de temática livre, desde que sejam dirigidas por pessoas negras ou pardas. O evento também conta com categorias exclusivas para produções da Amazônia.

 

De acordo com um dos organizadores Rodrigo Aquiles, “este evento também é um marco para a produção audiovisual negra no Amapá”. O local e a programação detalhada serão divulgados em breve nos canais oficiais do festival.

 

Valorizando narrativas negras na Pan-Amazônia

O festival tem como idealizador e produtor executivo Rodrigo Aquile, Rayane Penha como produtora executiva e curadora, Paulo Cardoso como diretor geral e Sereia Caranguejo como curadora e assistente de direção artística. A iniciativa busca ampliar a visibilidade das produções negras, com um olhar especial para a Pan-Amazônia.

 

Rodrigo Aquiles, que também é diretor e roteirista do curta-metragem Tu Oro, destaca a relevância do evento. “A população negra e parda representa 55,5% do Brasil, mas ainda são poucos os espaços para compartilhar suas histórias. O Festival AfroEstima surge como uma nova janela para fortalecer essas narrativas, especialmente na Amazônia, região periférica e historicamente marginalizada”, pontua.

 

Sobre o Festival AfroEstima

O Festival AfroEstima, é um evento multicultural voltado à exibição de filmes, apresentações musicais, debates e oficinas. Tem como objetivo promover e valorizar a produção cultural negra na Pan-Amazônia, fortalecendo narrativas e ampliando a visibilidade de artistas.

 

Equipe de organização e curadoria

  • Rodrigo Aquiles (produtor executivo) – Publicitário, cineasta e produtor cultural com 20 anos de experiência, diretor do curta-metragem Tu Oro, integrou a equipe da 19a edição do Festival Imagem-Movimento e é um dos idealizadores do cineclube Raízes e Memórias.
  • Rayane Penha (produtora executiva e curadora) – Mulher negra amazônica, mãe e cineasta.Diretora e roteirista do documentário “Utopia”, integrante da Rede Paradiso de Talentos, integrou o projeto Segundo Ato da Netflix Brasil, atuou na curadoria do FRAPA Lab em 2023/2024 e foi curadora do Lab Negras Narrativas 2024 da APAN.
  • Paulo Cardoso (diretor geral) – Atua no terceiro setor como ativista socioambiental e também do movimento negro, realizando pesquisas, projetos e campanhas para e com as comunidades periféricas urbanas e tradicionais da Amazônia.
  • Sereia Caranguejo (curadora e assistente de direção artística) – Artista transgênero, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá, com atuação em festivais, exposições e projetos artísticos desde 2015.

 

Realização: Festival AfroEstima, Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado do Amapá e Fundação Municipal de Cultura de Macapá.

 

Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal. Através dos Editais SECULT Edital n° 14/2023 – Latitude Zero e FUMCULT Edital n° 001/2024 – Márcio Bacellar (In Memorian).

 


Deixe seu comentário


Publicidade