Nota 10

Inscrições para o Jovem Senador vão até 17 de agosto

Programa oportuniza a estudantes de ensino médio de escolas públicas vivenciarem o trabalho dos senadores da República.


Falta menos de duas semanas para terminar o prazo de inscrições para o Jovem Senador, iniciativa que oportuniza a estudantes do ensino médio vivenciar o trabalho dos senadores da República. As inscrições para a 11ª edição do programa pode ser feita até 17 de agosto. Esse ano, o tema da redação é “A Constituição Cidadã 30 anos depois”.

 

Para se candidatar à vaga, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado em escola pública estadual ou do Distrito Federal de ensino médio; tenha, no máximo, 19 anos; elabore uma redação dissertativa argumentativa, de 20 a 30 linhas, sobre o tema descrito; e tenha disponibilidade para participar da fase presencial do Jovem Senador, em Brasília (DF), no período de 19 a 24 de novembro de 2018.

 

O programa é dividido em três etapas: primeiro, as unidades escolares realizam um concurso interno de redação entre os alunos e selecionam o melhor texto, que deve ser encaminhado ao Núcleo de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (NEM/Seed). Por sua vez, a Seed indicará três redações para representar o Amapá na etapa nacional. E, por último, o Senado Federal escolhe as 27 redações vencedoras — um por unidade da Federação.

 

As 27 redações vencedoras, com a classificação dos três primeiros lugares em nível nacional, serão divulgadas até 11 de outubro de 2018. Os nomes dos 81 alunos finalistas, dos seus professores orientadores e de suas escolas serão divulgados pelo Senado Federal e publicados no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

 

Os autores das 27 melhores redações são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Todas as despesas de deslocamento para Brasília, hospedagem, alimentação e traslados na capital federal são cobertas pelo Senado Federal. Outros prêmios também estão previstos para professores orientadores e escolas.

 

Sobre o programa
O Programa Jovem Senador é realizado anualmente e tem como objetivo estimular a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania, bem como contribuir para o processo de formação da cidadania ao incentivar a reflexão sobre o papel da Constituição Brasileira na organização do Estado e na defesa dos direitos e deveres dos cidadãos.

 

*Com informações do Senado Federal


Deixe seu comentário


Publicidade