Nota 10

Jovens turistas guianenses se impressionam com equilíbrio do ovo na Linha do Equador

Grupo com 40 crianças e adolescentes da Guiana Francesa fazem tour em Macapá até o dia 20. Eles visitam os principais pontos turísticos da região.


Um grupo com 40 crianças e adolescentes da Guiana Francesa, com idades entre 8 e 15 anos, visitou na manhã desta quarta-feira, 10, a Fortaleza de São José de Macapá e o Monumento Marco Zero do Equador. Eles compõem uma programação turística em território brasileiro, organizada pela Associação Tourépé, de Cayenne (FRA). A entidade trabalha com projetos musicais e de lazer. A comitiva chegou ao Amapá no dia 7 de julho, e deve permanecer até o dia 20 do mesmo mês.

A recepção aos guianenses foi organizada pela Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur), que projetou junto com a Tourépé todo o roteiro de visitas para os pequenos turistas, e cedeu o transporte, guias e intérpretes.

De acordo com diretor de Planejamento da Setur, Sandro Borges, a estada dos guianenses no Amapá é importante, para que os pequenos e jovens conheçam as potencialidades turísticas do estado.

“Estamos trabalhando em parceria com esta associação guianense, e colocamos à disposição uma estrutura que promova não somente o turismo, mas, o setor econômico e intercâmbio cultural, pois, para nós, é importante criar esse laço entre os dois países e atrair mais e mais o turista guianense ao Amapá”, falou o diretor.

Neste período do ano, a Guiana Francesa tem a chamada grandes férias escolares, ocasião em que diversas colônias de férias são organizadas, com destino ao exterior. Para esse grupo, o Amapá foi o escolhido.

Segundo a coordenadora da Associação Tourépé, Lindalva dos Anjos, esta é a primeira vez que estes jovens vêm ao Brasil, aprender mais sobre o país vizinho.

“Essa é a primeira excursão da nossa associação, e escolhemos o Amapá, por causa das belezas naturais, a Amazônia, o Rio Amazonas, e por ter o fator financeiro favorável e, logicamente, garantimos experiência e conhecimentos sobre o Brasil aos nossos jovens guianenses”, destacou.

Um dos turistas é o adolescente Daniel Tayrich, de 12 anos. Ele conta que se surpreendeu com o tamanho da estrutura da Fortaleza de São José e com a experiência de conseguir equilibrar um ovo na linha do Marco Zero do Equador.

“Estou impressionado com a dimensão da fortaleza, ela é toda de pedra, é realmente muito bela. Também fiquei muito curioso com o experimento de conseguir equilibrar um ovo certo na linha que divide o mundo. Para mim, é algo que nunca imaginava. Quero voltar em outra oportunidade, mas, com os meus pais”, disse.

No Marco Zero, os turistas puderam degustar bombons de açaí, castanha e cupuaçu, que foram aprovados pelos visitantes. O tour pela cidade Macapá incluirá, ainda, visitas à Fazendinha, Museu Sacaca, Curiaú e shoppings, além de restaurantes com culinária amapaense.


Deixe seu comentário


Publicidade