Nota 10

Jovens universitários recebem a premiação do I Concurso Círio de Nazaré

Os trabalhos premiados são inéditos e foram selecionados por uma equipe de especialistas, a partir de critérios que abrangem a qualidade técnica, originalidade e coerência com o tema do concurso.


Viviane Monteiro

A Comissão do Círio de Nazaré através da Pastoral Universitária da Diocese de Macapá, premiaram na noite de terça-feira, 3, no auditório da Faculdade Ceap, os vencedores do I Concurso “Círio de Nazaré: Religiosidade e Cultura na Amazônia Amapaense”, nas categorias ensaio científico, conjunto de fotografias e vídeo. A programação foi aberta com apresentação do grupo de marabaixo da Associação Cultural Devotos de São José e contou com as presenças do bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, do padre Francisco Sorrentino, coordenador do Círio de Nazaré 2017, gestores e representantes de instituições de ensino superior, professores e acadêmicos.

Os trabalhos premiados são inéditos e foram selecionados por uma equipe de especialistas, a partir de critérios que abrangem a qualidade técnica, originalidade e coerência com o tema do concurso. Cada vencedor, em sua categoria, recebeu o valor de R$ 1 mil. Os demais trabalhos inscritos também foram expostos no local do evento.

“Os critérios de julgamento valorizaram a qualidade do trabalho, originalidade, coerência com o tema, seguindo as normas que constam no edital. A comissão julgadora foi formada por equipes especialistas nas áreas de competências dos trabalhos apresentados”, acrescentou o coordenador do I Concurso padre Francisco Sorrentino.

O estudante da Universidade Federal do Amapá, Luan Figueiredo conquistou o primeiro lugar na categoria fotografia, onde apresentou uma coleção de registros representativos dos últimos três anos do Círio de Nazaré. “São fotos que venho juntando desde 2014. Priorizei aquelas com pessoas como protagonistas da festa do Círio, e as duas últimas expressam Maria e sua graça e pureza. Sou de uma família presente na igreja, então foi bem especial participar do concurso. Estou feliz”, descreveu Luan.

O bispo Dom Pedro Conti elogiou a ideia do concurso dirigido aos universitários e considera importante que os jovens sejam estimulados e refletir, pensar e produzir material científico e audiovisual sobre o Círio de Nazaré. “O objetivo deste concurso é lembrar que o Círio é uma festa popular e envolver a comunidade universitária para perceber a dimensão cultural do Círio, que mexe com a vida das pessoas no sentido que é um fato cultural dentro do fator religioso”, destacou.

Ganhadora do primeiro lugar na categoria vídeo, a estudante da Faculdade Estácio Macapá, Viviane Monteiro explicou que o objetivo do vídeo foi ressaltar o reencontro dos devotos amapaenses que moram em outros Estados e sempre retornam nesta época de Círio. “Muitos brasileiros em especial os nortistas, buscam a melhoria de vida estudando em outros estados e que depois de algum tempo retornam para visitar suas famílias e poder acompanhar um momento de fé e devoção na maior festa religiosa cristã “O Círio de Nazaré”, e matar a saudade do prato típico regional desta data, o pato no tucupi”, descreveu a estudante.

A reitora da Faculdade Ceap, professora Maria Ângela Paes Leme Nogueira, disse ser aquele um dia muito especial, em que a instituição abre as portas para a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e também para a cerimônia de premiação do concurso. “Estamos presenciando uma ação da Pastoral Universitária que vem ao encontro dos nossos anseios de desenvolver a pesquisa cientifica. Na pessoa do padre Francisco Sorrentino, entusiasta do trabalho junto aos universitários, parabenizamos a todos que se envolveram neste concurso, cujo tema oportuniza a aproximação dos jovens em dois aspectos significativos na vida de todos, que são a religiosidade e a cultura”.

A vencedora na categoria ensaio científico foi a acadêmica Bárbara Taiany Carmo de Souza, da instituição de ensino UNIP, que não pode estar presente na hora da premiação.

 Mesa Redonda
Ainda durante a programação foi realizada uma mesa redonda sobre o tema do concurso, com a presença dos palestrantes professor Paulo Roberto Moraes de Mendonça, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Irmã Ethel Maria Pereira da Costa, do Colégio Santa Bartolomea Capitânio.

O professor Paulo Roberto Moraes de Mendonça ressaltou a importância de iniciativas como esta. “Isso fortalece a aproximação e o diálogo. É necessário o estreitamento cada vez maior entre os saberes e as práticas”.

Também componente da mesa redonda, a Irmã Ethel Costa destacou a peregrinação e as romarias como atos de fé. “A pessoa deixa sua casa e sai em peregrinação e neste momento ela tem um encontro com Deus. A peregrinação é uma maneira de homenagear e se preparar espiritualmente para pagar uma promessa ou de caminhar em busca de uma graça, ou apenas buscando a esperança”, observou a professora e religiosa.

Participaram ainda da programação a professora Arlene Xavier Santo Costa, representando a reitora da Unifap; o reitor da Universidade do Estado Amapá (Ueap), Perseu Aparício; o representante da Comissão do Círio de Nazaré, Giovanny Rodrigues da Silva; o acadêmico Aristóteles Pantoja de Almeida, da Pastoral Universitária; e o professor doutor Tiago Marcolino da comissão organizadora do concurso.


Deixe seu comentário


Publicidade