Nota 10

Junho Verde 2021: Amapá terá o mês inteiro de atividades voltadas ao meio ambiente

Palestras, oficinas e drive thru são algumas das atividades que acontecem de 5 a 30 de junho. O evento será online, como prevenção à Covid-19

Compartilhe:
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) inicia neste sábado, 5, a programação do Junho Verde 2021 com o tema  “A sustentabilidade ambiental no processo de desenvolvimento econômico no Estado do Amapá”. O segue até 30 de junho com atividades como palestras, oficinas, mesa redonda e drive thru – todas transmitidas por meio de lives no canal oficial da Sema no Youtube (Sema AP) e nas redes sociais

O  evento é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, e vai acontecer de forma online pela segunda vez, devido à pandemia da Covid-19.

A edição do Junho Verde 2021 busca o fortalecimento da política ambiental, principalmente, na entrega de produtos e serviços implantados. Uma das novidades será o lançamento do Portal Guará – que unificará todos os sistemas da área ambiental, estaduais e federias, além do novo portal de Geoinformações Ambientais, além da apresentação de uma Sema mais automatizada, com a digitalização de atividades melhorando os processos e a produtividade do setor ambiental.

De acordo com a secretária da Sema, Josiane Andreia Ferreira, a edição do Junho Verde 2021 serve também como vitrine para apresentar o que a Sema tem a oferecer aos usuários e a sociedade. E esta, é a segunda edição após o processo de unificação do setor ambiental ocorrido em 2019.

“Na edição passada, a  Sema apresentou o que propunha a oferecer com o novo modelo de gestão, e agora, vamos poder apresentar o que fato já está em operacionalização, como por exemplo, o lançamento do Sistema de Gestão Ambiental, a celebração do ACT referente ao projeto Floresta +, que prevê o pagamento por serviços ambientais, e a AnalisaCar, que permite a análise automatizada do Cadastro Ambiental Rural”, completou a secretária da Sema, Josiane Andreia”.

 

Sustentabilidade

Outro destaque do evento deste ano, será a campanha “Plante uma árvore, plante esperança”, que acontecerá no dia 5 de junho – Dia do Meio Ambiente, quando serão entregues mudas de árvores para a população através de drive thru no prédio da Sema, na Av. Mendonça Furtado nº 53, em Macapá.

Segundo a Coordenadora de Projetos e Captação de Recursos da Sema, Ana Claudia, no evento vão acontecer atividades sobre restauração de ecossistemas e uma reflexão sobre a degradação ambiental e ações prática de adoção de árvores. Estas medidas estão em conjunto com a proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) para a década.

“Durante o mês de junho traremos diferentes atividades virtuais como palestras, oficinas e debates sobre o tema do evento. Este ano, a proposta é apresentar aos usuários dos serviços da Sema e a sociedade, em geral, que a sustentabilidade é um conceito possível de ser adotado, assegurando a esfera econômica, social e ambiental na qualidade de vida e na geração de trabalho e renda”, explicou a coordenadora da Sema, Ana Claudia.

Para participar da programação do Junho Verde 2021, basta acessar o site da Sema ou a plataforma do evento https://doity.com.br/junho-verde-2021 e escolher a atividade que deseja participar. Haverá certificados.

Na programação do Junho Verde 2021 serão abordados temas como:

– Educação Ambiental
– Recursos Hídricos
– Licenciamento e controle ambiental
– Unidades de conservação
– Gestão de recursos florestais
– Serviços ambientais

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *