Nota 10

Livraria Acadêmica abre portas para lançamento de livro sobre Princesa Isabel

É a obra mais longa já escrita sobre a filha de Dom Pedro II.


Douglas Lima
Da Redação

Nesta quarta-feira, 27, às 19h, na Livraria Acadêmica, no Macapá Shopping, será lançado ‘Alegrias e tristezas: estudos sobre a autobiografia de D. Isabel do Brasil’,  o livro mais longo já escrito sobre a Princesa Isabel num trabalho minucioso conduzido por Maria de Fátima Moraes Argon e Bruno da Silva Antunes de Cerqueira.

É uma rara produção editorial já lançada em Petrópolis e Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), São Paulo (SP), Belo Horizonte e Juiz de fora (MG) e São Luís (MA), além de Lisboa (Portugal. O lançamento em Macapá tem apoio do Instituto Cultural D. Isabel a Redentora (IIDI), da editora Linotipo Digital e da Livraria Acadêmica.

O livro, fruto de mais de 20 anos de pesquisas, contém muito material inédito para os leitores que, nas últimas décadas, foram apresentados a uma princesa ora alienada, ora inapta e, por fim, praticamente ausente do processo que levou ao fim da escravidão no Brasil.

Bruno Antônio de Cerqueira, que falou sobre a obra no ‘Café com Notícia’ desta terça-feira, 26, disse que a historiografia sobre a futura imperatriz foi enviesada por olhares masculinos, depois reproduzido até por historiadoras.

Por outro lado, disse o autor, o catolicismo de D. Isabel é esmerilhado, sendo compreendido como parte de sua legitimação social enquanto governante e, também, de uma cosmovisão cristã que impregnava todos os seus atos.


Deixe seu comentário


Publicidade