Livro traz histórias de pioneiros da educação na Amazônia
A obra ‘Educação na Amazônia Setentrional: Trajetórias de educadores pioneiros amapaenses’, conta sobre a vida de quatro mulheres e quatro homens que foram os pioneiros na educação amazônica.

Lana Caroline
Da Redação
A obra ‘Educação na Amazônia Setentrional: Trajetórias de educadores pioneiros amapaenses’, dos professores e pesquisadores Adalberto Carvalho e Benedito Alcântara, conta um pouco sobre a vida de quatro mulheres e quatro homens que foram os pioneiros na educação amazônica.
A partir do relato de cada um, os autores, puderam contextualizar a história da educação na Amazônia, em específico do estado do Amapá. Servindo para a comunidade em geral como uma forma de resgate, memória e reflexão dos modelos iniciais do sistema educacional do amapá.
“Vamos contar a história das professoras Ana Alves, Alba Cavalcante, Helena Amoras e Gentila Nobre e dos professores Antônio Munhoz, Rivelino Valente, Carlos Nilton e Guilherme Jarbas. O livro conta a história desses oito profissionais que são personalidades importantes da educação no Amapá. Estamos muito felizes com esse trabalho”, afirmou Adalberto Carvalho.
O projeto foi iniciado no ano de 2017 e os autores contaram com uma parceria profissional e pessoal de longa data para realizá-lo. Segundo Benedito Alcantara, com a pandemia o lançamento do livro foi adiado, mas que agora é o momento para mostrá-lo para a população.
“Como ele traz a história de educadores da Amazônia, nós também percebemos que é a nossa trajetória, de quem abraçou a educação. Depois de alguns anos de pesquisa, a pandemia atrapalhou um pouco o lançamento desse trabalho, mas agora vamos conseguir”, disse Benedito.
No dia 15 de agosto, às 16h, através do canal ‘Amapá nas Entrelinhas’, no Youtube, acontecerá a live de lançamento do livro e vai contar com a participação dos personagens da obra e os autores. Quem quiser adquirir um exemplar, pode realizar o pedido através do site da editora CRV www.editoracrv.com.br. No mesmo site, é possível adquirir a versão digital da obra.
Deixe seu comentário
Publicidade

