Nota 10

Macapá entra na rota mundial e “Hora do Planeta” é marcada com programação cultural e passeio ciclístico

O evento, que ocorre também em mais de 40 cidades brasileiras e 180 países, é realizado em todo o mundo pela ONG Word Wildlife Fund (WWF) ou Fundo Mundial da Natureza e foi executada na capital amapaense pelo MP-AP, em parcerias com outras instituições. 


Neste sábado (30), na Praça Samaúma, em frente à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), no bairro Araxá, foi realizada vasta programação para marcar a “Hora do Planeta”, em Macapá. A iniciativa visa a promover a conscientização sobre os efeitos da mudança climática.

Os parceiros do MP-AP na realização da Hora do Planeta, com o tema  “Apague a Luz Para Ver um Mundo Melhor”,  foram o Tribunal de Justiça  do Amapá (TJAP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Amapá (TCE), Governo do Estado (GEA), Prefeitura de Macapá (PMM), Polícia Militar (PM/AP), Exército Brasileiro, Assembleia Legislativa (Alap) e ciclistas da Federação Amapaense de Ciclistas e equipe Urbe.

O movimento contou ainda com a adesão dos produtores da cultura regional: contadores de histórias Joca Monteiro e Ângela Carvalho; projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo; grupos Marabaixo do Laguinho e Berço do Marabaixo. Todos participaram como voluntários, em uma manifestação de compromisso com as causas ambientais.

Das 20h30 às 21h30h, as luzes de prédios e espaços públicos foram apagadas. A ação teve o propósito de, simbolicamente, fazer as pessoas refletirem sobre o impacto do gasto energético, as mudanças climáticas e seu papel fundamental na natureza.

A Hora do Planeta é um evento iniciado em 2007, na Austrália. Conforme o último relatório “Planeta Vivo” publicado pela WWF em 2018, entre 1970 e 2014, o número de espécimes de vertebrados – peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis -, caiu 60% em todo o mundo. Um declínio que atingiu 89% nos trópicos, na América do Sul e Central.

A iniciativa contou com a presença de dezenas de pessoas. De acordo com a procuradora-geral de justiça do MP-AP, Ivana Lúcia Franco Cei, é preciso que todos os seres humanos tenham consciência dos danos causados ao mundo e unir forças para fazer algo a respeito.

O passeio ciclístico saiu da frente do prédio do TRE/AP e seguiu em direção à avenida FAB, chamando a atenção da população e sinalizando no percurso que as luzes dos prédios poderiam ser apagadas. A chegada dos ciclistas foi na Praça da Samaúma.

A programação iniciou com contação de histórias com Joca Monteiro e Ângela Carvalho. Na sequência, ocorreu apresentação cultural do Banzeiro Brilho de Fogo e Roda de marabaixo com os grupos Berço da Favela e Marabaixo do Laguinho.

“Muitas pessoas aderiram à campanha. Estamos aqui para dizer que nós, o povo do Amapá, nos preocupamos com o clima do mundo”, frisou o promotor de justiça do Meio Ambiente, Marcelo Moreira, que também fez o percurso com os ciclistas.

De acordo com a PGJ do MP-AP, Ivana Cei, o Amapá está no meio da Amazônia, que detém um estoque considerável de carbono, que pode ser liberado para a atmosfera através de queimadas, desmatamento e mudanças do climáticas, os quais deve ser combatidos.

“A iniciativa é mundial, idealizada pela WWF, mas abraçamos a ideia juntamente com nossos parceiros. As políticas públicas só dão certo quando começam da margem, ou seja, todas as instituições unidas no mesmo propósito. A Hora do Planeta é um chamamento de atenção, uma união de esforços para a conscientização e pela responsabilidade ambiental”, pontuou a procuradora-geral de justiça Ivana Cei.

Ivana Cei agradeceu também o empenho da promotora de justiça de Urbanismo, Habitação, Saneamento, Mobilidade Urbana, Eventos Esportivos e Culturais ,Eldete Aguiar, que mobilizou parceiros e a sociedade para aderirem ao evento.

Várias autoridades participaram da ação, como o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Lages, que foi um dos ciclistas do passeio. “Aqui começa o Brasil, nós mandamos uma mensagem ao mundo todo que nós temos preocupação com as gerações futuras. Parabéns ao Ministério Público pela iniciativa”, destacou o presidente do TJAP.

Participaram do evento, ainda, os promotores de justiça Vinicius Mendonça Carvalho, chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral, Eliana Mena Cavalcante, Flávio Cavalcante e Fábia Nilci; o titular Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Márcio Pimentel, que representou o prefeito de Macapá, Clécio Luís; o diretor do Fórum de Macapá, juiz Ernesto Colares e o chefe de Gabinete do Tjap, Veridiano Collares. Além de imprensa e sociedade civil organizada.

A ação também foi possível graças ao apoio dado pelo Gabinete Militar do MP; Companhia Municipal de Trânsito e Transportes de Macapá (Ctmac) e Batalhão de Polícia Rodoviária da PM.


Deixe seu comentário


Publicidade