Nota 10

Macapá terá cinco novos parquinhos em áreas periféricas

Projetos foram aprovados e licitados e seguem conceitos de parklet, que incentivam lazer e embelezamento da cidade


Pensando em novos espaços para lazer e convivência, a Prefeitura de Macapá vai construir cinco novos parquinhos em bairros diferentes. Os brinquedos são pequenas intervenções urbanas que fazem diferença e deixam os espaços mais atrativos.

Os parquinhos contemplam o projeto de revitalização de espaços públicos, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular em parceria com outras pastas, como Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente e Iluminação. “Os parquinhos proporcionam diversão para as crianças que moram nessas áreas. Sabemos que, na grande maioria das vezes, são crianças de baixa renda e que não tem acesso a outros pontos de lazer da capital”, ressalta a secretária de Mobilização, Rayssa Furlan.

Ganharão os brinquedos a Rua Laranjal do Jari, no bairro Boné Azul; Rodovia Josmar Pereira, no bairro Chefe Clodoaldo; Rua Santo Antônio, no Coração; Travessa F no bairro Jardim Marco Zero e Rua Raimundo Nobre, no Universidade. “O sucesso do parquinho na Fazendinha e nos Congós, nos incentivou como prefeitura a criar outros espalhados pela cidade. Nós identificamos terrenos vazios de domínio municipal, lixeiras viciadas e inícios de passarelas que podem ser transformadas. Essas áreas vão ter suas paisagem alteradas e vão trazer muita alegria para nossas crianças”, diz o subsecretário de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e tem uma área construída de 37,5m². E segue o conceito de parklet que buscam incentivar o lazer e o embelezamento da cidade.

Os parquinhos serão construídos em madeira e terão gangorra, balanços, escorregador, área de escalada. Terão também área para leitura e área para plantio, onde as crianças poderão adotar uma planta e cuidar.

As obras serão custeadas com recursos enviados pelo senador Lucas Barreto através de transferência especial em 2021, no valor de R$ 200 mil. Os projetos já foram aprovados e licitados, em breve as obras serão iniciadas.

Intervenções urbanas
Outras intervenções já foram feitas em Macapá. O bairro Santa Rita ganhou uma pracinha com paisagismo, calçamento e iluminação. E cinco pontos pela cidade, onde antes eram lixeiras viciadas, foram transformados em jardins.


Deixe seu comentário


Publicidade