Nota 10

Mães de filhos autistas se unem em busca de apoio do poder púb

De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação.



 

Uma extensa programação vai marcar o Dia Internacional da Conscientização do Autismo, em Macapá, no dia 2 abril. Um grupo de mães de autistas está se mobilizando para marcar a data na Fortaleza de São José: “Iluminaremos a fortaleza de roxo, para chamar a atenção à causa, dando início a uma grande campanha de conscientização para a necessidade de viabilização de políticas públicas para o enfrentamento da causa”, explica a pedagoga Cristina Dias, uma das coordenadoras do movimento.

Juntamente com a psicopedagoga Cristiane Barbosa, Cristina, criou um grupo de Watsapp que já soma, atualmente, cerca de 80 seguidoras: “Todas somos mães de crianças autistas, que estamos buscando apoio do poder público para que essas pessoas tão especiais tenham garantido os seus direitos no que diz respeito à educação, saúde e inclusão social”, pontua.

De acordo com Cristina, o ensino público deixa muito a desejar no Amapá no que diz respeito à recepção e acompanhamento das crianças autistas: “Não há políticas públicas para a área, e os educadores não são preparados para promover o aprendizado dos autistas. Estamos reivindicando muito pouco diante de um universo tão grande: que as nossas escolas sejam dotadas de mecanismos próprios e os professores preparados para receber essas crianças, com as adaptações curriculares necessárias, inclusive com a promoção de cursos de capacitação para todos os servidores da área de educação”.

No dia 2 de abril será deflagrada uma ampla campanha de conscientização: “Vamos buscar, de maneira permanente, a garantia de um tratamento adequado por parte do poder público, como atendimento médico, multidisciplinar e inclusão nas escolas, para que as crianças autistas cheguem à fase adulta com um qualidade de vida bem melhor”, aplica Cristina.

Transtorno de desenvolvimento
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno.

De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação.

De qualquer maneira, muitos genes parecem estar envolvidos nas causas do autismo. Alguns tornam as crianças mais suscetíveis ao transtorno, outros afetam o desenvolvimento do cérebro e a comunicação entre os neurônios. Outros, ainda, determinam a gravidade dos sintomas. Quanto aos fatores externos que possam contribuir para o surgimento do transtorno estão a poluição do ar, complicações durante a gravidez, infecções causadas por vírus, alterações no trato digestivo, contaminação por mercúrio e sensibilidade a vacinas.


Deixe seu comentário


Publicidade