Nota 10

Marchinha quer levar mensagem contra o machismo no Carnaval do Amapá

Depois da produção da marchinha, o grupo decidiu pela edição de um vídeo para aumentar ainda mais o poder de disseminação da mensagem, algo bem visual para “pegar” mais ainda. O filme será gravado na Casa Viva, um espaço cultural bastante acessível em Macapá.


Cleber Barbos

Da Redação

Há quem diga que Carnaval é uma brincadeira séria – como costumam repetir os carnavalescos. De fato, toda a visibilidade e mobilização que a festa proporciona também costuma ajudar a disseminar valores, tradições e traços culturais do país e sua gente. Mas a produtora Brenda Zeni idealizou a marchinha “Passa Machista” para aproveitar o momento do evento e transmitir uma mensagem contra o machismo.

Em entrevista ao programa Café com Notícia, na rádio Diário FM (90,9), ela disse que a produção tem a parceria com o Grupo 8M e a ideia é aproveitar o clima do carnaval para transmitir uma mensagem sobre como o machismo está fora de moda e flerta com a violência doméstica.

Ela diz que não existe nenhum direcionamento pessoal, mas admite que a notícia de uma possível contratação do goleiro Bruno, por um time local, suscitou ainda mais o engajamento das mulheres tucujus contra o machismo. “Na verdade, essa mensagem é direcionada a todos os homens que tenham comportamento machista ou tratamento opressor, então essa música vem para apontar para todos eles”, diz.

Depois da produção da marchinha, o grupo decidiu pela edição de um vídeo para aumentar ainda mais o poder de disseminação da mensagem, algo bem visual para “pegar” mais ainda. O filme será gravado na Casa Viva, um espaço cultural bastante acessível em Macapá. “A ideia do vídeo é reunir o máximo de mulheres possível numa espécie de bloco para dançar e se divertir com a marchinha. Para isso basta levar qualquer produção, adereços, tinta, enfim, algo bem com cara de Carnaval”, disse a coordenadora.

Brenda Zani é autora da letra de “Passa Machista” e também trabalhou com os arranjos. Ainda não há detalhes sobre como as mulheres apresentarão a marchinha nos dias de Carnaval, mas certamente vai ganhar as redes sociais, plataformas e provavelmente a apresentação de A Banda, na terça-feira de arnaval, pelas ruas de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade