Nota 10

Mariana Gonçalves lança livro ‘Os caminhos que levam à favela’

Obra conta história do espaço da região central da capital amapaense, através das memórias de antigos moradores


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

 

Mariana Gonçalves, mestra em história pela Universidade Estadual de Campinas-SP e professora adjunta do Colegiado do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amapá, onde ministra as disciplinas ‘Histórias e Culturas Africanas’ e ‘Histórias e Culturas Afrobrasileiras’, lança o livro ‘Os caminhos que levam à favela’.
A professora foi por mais de 12 anos carnavalesca do Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela, e inclusive sua primeira obra foca nessa temática festiva. Neste ano, a mestra publica seu livro que conta, através das memórias de seus moradores, a história do espaço na região central de Macapá conhecida como ‘Favela’.

 

A autora, em entrevista ao programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), nesta sexta-feira, 22, falou, entre outras coisas, das fontes utilizadas para sua obra. Segundo ela, “as memórias das pessoas não mentem, apenas contam um determinado ângulo”. No livro, são destacados o que acontecia no espaço da Favela, que embora não seja oficialmente catalogado no município, tem sua importância. “Não tem registro, mas tem história”, disse Mariana.

 

Carregando parte da história das comunidades negras do Amapá, a Favela agrega os movimentos do samba, marabaixo e times de futebol. Usando a “memória social” como fonte, o livro traz uma linguagem simples, a fim “alcançar o povo da Favela”. A obra também traz relatos autobiográficos e emoções das pessoas ouvidas. “É um livro sincero, mas de alcance e pretensão muito grande”, concluiu a autora.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade