Nota 10

Médica do Hospital Alberto Lima lança livro sobre escuta ativa ao paciente

Obra propõe abordagem humanizada e investigativa a partir do diálogo entre profissional de saúde e paciente


 

Com quase três décadas dedicadas à medicina no Governo do Amapá, a pneumologista e diretora técnica do Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), doutora Elza Rezende, lança sua primeira obra literária: “O Leque e o Funil: dois objetos imprescindíveis no diagnóstico médico”. O livro é fruto de uma década de reflexões sobre a importância da escuta no atendimento e da investigação cuidadosa para chegar ao diagnóstico correto.

 

 

Coronel médica da reserva da Polícia Militar do Amapá, onde atuou por 25 anos, e com mestrado de Ensino em Ciências da Saúde e formação em Gestão Hospitalar, doutora Elza reuniu a experiência prática e acadêmica para produzir um guia voltado aos profissionais de saúde. Segundo a autora, a ideia nasceu da inquietação em torno de uma pergunta essencial: como diagnosticar corretamente? A resposta, segundo ela, começa pela escuta.

 

 

“Na conversa com o paciente, abre-se um leque de possibilidades. Cabe ao médico saber ouvir e, aos poucos, afunilar essas informações até chegar ao diagnóstico. O médico é, acima de tudo, um investigador”, explica a autora. A metáfora do leque e do funil inspira o título da obra, que convida os profissionais à reflexão sobre o papel da comunicação no cuidado em saúde.

 

Com linguagem acessível e estrutura leve, o livro é descrito por Dra. Elza como um “livro de bordo”, ideal para consultas rápidas e aprendizado contínuo. Composto por sete capítulos — número que a autora associa à simbologia da perfeição e à criação do mundo em sete dias —, a obra pretende estimular a prática de uma assistência mais humanizada e assertiva.

 

Além de sua atuação no HCAL, Dra. Elza é orientadora de alunos de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap), instituição da qual participou da implantação do curso.

 

A publicação é também um reflexo da dedicação ao ensino e à formação de novos profissionais, assim como de uma assistência de saúde humanizada realizada pelo Governo do Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade