Nota 10

Menino de 10 anos é finalista na maior feira de ciências da América Latina

Pedro Lucas, de 10 anos é finalista de um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, o Mostratec. O projeto intitulado ‘O guardião da Amazônia’, busca amenizar os impactos do lixo na Amazônia e no mundo.


Lana Caroline
Da Redação*

 

Com apenas 10 anos, Pedro Lucas já é finalista de um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, o Mostratec. O projeto intitulado ‘O guardião da Amazônia’, busca amenizar os impactos do lixo na Amazônia e no mundo. Ele integra o time do Instituto Leva Ciência, que é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha com pesquisa científica, tecnologia e ciência. A diretora do Instituto, Danielle Brito, explica Pedro compete com mais de 200 projetos de todo mundo.

“Adulto pensa que criança não faz pesquisa, mas as melhores ideias vêm delas. Quando o Pedro trouxe a proposta, eu fiquei com meus olhos brilhando, porque na Mostratec as crianças de 3 a 6 anos já participam de competições científicas. Ele compete com 240 projetos, fora os outros que ele tem. Um voltado para a energia solar, outro na área astronômica e ‘O Guardião da Amazônia”, explicou Danielle.

 

O pai de Pedro, promotor Marcelo Moreira, diz que o Instituto foi uma porta de entrada para que seu filho pudesse desenvolver, mais ainda, o interesse por ciência e tecnologia.

“Eu como pai, vi no Instituto uma porta aberta para nosso filho que tinha interesse nessa área e acabamos nos voluntariando, eu e minha esposa, para ajudar outros jovens. Eu e minha esposa estamos orientando nosso filho. Como pai, não dá para separar essa esperança que se acende pelo amor de investir nos filhos e saber, como orientador, que a ciência é lugar de criança e as crianças, no futuro, podem fazer uma grande diferença para a nação”, disse o promotor Marcelo.

 

Segundo Pedro, desde pequeno, não gostava de ver a cidade suja com garrafas, sacos, e afins, que aquilo lhe incomodava, e pensando numa possibilidade de ajudar a natureza, pensou em desenvolver o projeto ‘O Guardião da Amazônia’.

 

“Desde pequenininho já me incomodava aquele lixo no chão. Para mim era uma grande barreira. Toda vez que eu passava e via lixo, eu juntava e em 2019 eu decidi criar um projeto para que esse lixo acabe de uma vez por todas, pois muitos animais estão morrendo e não é nada bom para gente. Nós reunimos várias pessoas para juntar o lixo e fica um resultado ótimo”, disse o pequeno cientista.

 

O Mostratec acontece em outubro, na cidade Novo Hamburgo (RS) e conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 260 do Ensino Fundamental e 72 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

 

CONHEÇA O MOSTRATEC

A MOSTRATEC é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. O evento destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

 

A feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

 

A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a MOSTRATEC um dos principais eventos educacionais do país.

 

OBJETIVOS DA MOSTRATEC

a) despertar o interesse dos estudantes para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores;

b) conduzir à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico;

c) estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica;

d) promover a integração entre instituições de ensino, pesquisa e meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias;

e) integrar expositores e professores de outras instituições de ensino de modo a ampliar suas relações e possibilitar o contato com outras culturas;

f) proporcionar o intercâmbio e a participação de alunos e professores em feiras afiliadas (nacionais e internacionais).

*Com informações do site mostratec.com


Deixe seu comentário


Publicidade