Nota 10

Mostra Cultural Cena Jovem dá protagonismo a artistas amapaenses contemplados pela Lei Aldir Blanc

Evento será transmitido através de lives no Youtube pelo canal oficial da Secretaria Extraordinária de Juventude (Sejuv)


Foto: Arquivo pessoal dos artistas

A I Mostra Cultural Cena Jovem Amapaense teve seu início nesta terça-feira, 17, e contou com espetáculo teatral “A Origem das Bolhas”, da artista Ingrid Ranieri e show musical do cantor Jhimmy Feiches. A programação, que está sendo transmitida através de lives, terá continuidade nos próximos dias 19, 24 e 26 de agosto.

A mostra é uma iniciativa da Cia de artes Tucuju e Cortejo produções artísticas em parceria com a Secretaria Extraordinária de Juventude (Sejuv). O evento busca dar visibilidade a artistas e produtores que são vitrine cultural do estado e foram contemplados com o recurso emergencial da Lei Aldir Blanc.

O projeto alcança espetáculos de música, teatro, palhaçaria, contação de histórias e performances. A programação buscou como público-alvo a juventude amapaense, para que essa população possa conhecer outros jovens que fazem arte no estado.

“Nosso estado é um berço de talentos. Nesta edição temos a participação de 11 artistas que se destacam no mercado, e a ideia é fazer com que esse número se multiplique nas próximas edições”, ressalta Jhou Santos, idealizador e diretor artístico da Mostra Cultural Cena Jovem Amapaense.

O diretor diz ainda que o momento é também de comemoração, pelas conquistas que os artistas tiveram através da Lei Aldir Blanc, além de celebrar o Dia Nacional das Artes e Dia Internacional da Juventude, ambos festejados dia 12 deste mês.

“É de suma importância eventos como esse porque trabalhamos numa política transversal que é desenvolvida em 11 eixos de atuação, e um deles é a cultura. Estaremos fomentando projetos culturais e acima de tudo incentivando esses jovens a participarem mais, envolvendo o desejo e o protagonismo de fazer cultura”, relata Thiago Lopes, coordenador do Programa Amapá Jovem em Macapá.

 

Editais

Somente este ano o Governo do Amapá já efetuou o pagamento de mais de R$ 13,8 milhões em editais para o setor cultural, com 1.462 produções culturais beneficiadas. Uma forma de auxiliar os artistas e minimizar os impactos ocasionados pela pandemia do coronavírus. Além disso, os editais incentivam a produção cultural amapaense e o acesso à cultura,

Acompanhe a programação dos próximos dias:

19.08

16h

Vídeo-performance

Atração: Vestígios de um performer

Artista: Adalton Baía

 

Palhaçaria

Atração: O Despejo

Artista: Jéssica Ataíde

 

Teatro

Atração: Lá Feira

Artista: Caique Sampaio

 

24.08

16h

Palhaçaria

Atração: Migué de Mulher

Artista: Ruana Melo

 

Contação de história

Atração: O pequeno príncipe

Artista: Luciano Melo

 

26.08

16h

Circo 

Atração: Reprises de um Palhaço

Artista: JC Barbosa

 

Teatro

Atração: Jornada Bufa

Artista: Jhou Santos


Deixe seu comentário


Publicidade