Nota 10

Município garante apoio às festividades da Semana da Consciência Negra

As festividades em alusão à Semana da Consciência Negra começarão na terça-feira, 20, às 19h, com a Missa do Quilombo, Rufar de Tambores e presença das autoridades e das comunidades quilombolas do estado do Amapá.


A prefeitura da capital garantiu apoio às festividades da Semana da Consciência Negra, que acontecerão no período de 20 a 25 deste mês. Técnicos das secretarias de Manutenção Urbanística (Semur), de Iluminação Pública e do Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir) fizeram uma visita técnica, na quarta-feira, 14, no Centro de Cultura Negra do Amapá, para socializar informações com os organizadores do evento e definir os espaços para as atividades.

O diretor-presidente do Improir, Maykom Magalhães, disse que a finalidade é resgatar e valorizar a cultura negra do estado, mostrando para toda a população que irá ao evento. “É importante destacar que não é somente para os negros e sim para todas as pessoas, de todas as cores e raças, estudantes, acadêmicos e toda a população macapaense, com o intuito de conhecer e repassar essa cultura, pois só assim combateremos o alto índice de pessoas racistas, que não conhecem o poder, a rica cultura que o nosso povo amapaense tem, que precisa ser mais valorizada, pois é com esse intuito que combateremos a desigualdade racial e social no município de Macapá”, ressaltou.

 

“Nós, do Município, estamos fazendo o nosso papel, de incentivar essa manifestação, disponibilizando iluminação, sonorização, palco, limpeza do espaço e apoio logístico para as comunidades”, concluiu Maykom. O presidente da União dos Negros do Amapá, Yuri Soledade destacou a preocupação da prefeitura de valorizar as festividades. “Esse momento é de celebração da ancestralidade de toda a comunidade negra do Amapá e agradecemos muito o suporte do Município que, desde 2013, apoia as manifestações do Ciclo do Marabaixo até a Semana da Consciência Negra. Somos gratos por essa valorização”, destacou.

As festividades em alusão à Semana da Consciência Negra começarão na terça-feira, 20, às 19h, com a Missa do Quilombo, Rufar de Tambores e presença das autoridades e das comunidades quilombolas do estado do Amapá. A programação seguirá até o domingo, 25.


Deixe seu comentário


Publicidade