Nota 10

Museu quer despertar consciência humana sobre os negros com programação para estudantes

Evento ocorre de 21 a 25 de novembro no Museu Sacaca, em Macapá, em homenagem ao Dia da Consciência Negra.


Já no primeiro dia da programação, Museu Sacaca recebeu alunos da Escola Municipal José Leoves Teixeira

Com o objetivo de difundir a cultura afro, o Museu Sacaca está com uma programação que ocorre de 21 a 25 de novembro, voltada principalmente para o público estudantil. O evento é em homenagem ao Dia da Nacional da Consciência Negra, celebrada em 20 de novembro, e conta com marabaixo, batuque e umbanda, além de oficinas para a confecção de turbantes.

 

Também estarão disponíveis à visita o barco “O Regatão”, as casas da Farinha, do Ribeirinho, das Parteiras, entre outros. A intenção é promover a conscientização de que não há apenas um dia ou uma semana de consciência negra, mas 365 dias por ano.

“Queremos promover não a consciência negra, mas, sim, a humana. E como o museu tem um forte trabalho voltado para o público infantil e escolar, é importante que esse tema esteja inserido nas nossas programações”, reforçou a coordenadora do Museu Sacaca, Eliane Oliveira.

 

Já nesta quarta-feira, primeiro dia da programação, as atividades se iniciaram com a visita dos alunos da Escola Municipal José Leoves Teixeira. Para eles, o passeio foi um momento de aprendizado, principalmente, sobre a cultura amapaense. A estudante Dulia Costa, 8 anos, foi ao Sacaca pela quarta vez e o que mais lhe chama atenção é o lago, por causa dos peixes e das tartarugas. “Mas, também gosto de passear no barco O Regatão’”, confessou.

A professora Suzete Simões aproveitou para levar o filho de um ano e oito meses. Ela comentou que o momento é importante para os alunos conhecerem mais sobre a cultura local. “Eles estão amando o passeio, alguns nunca tinham visitado o museu e percebo o quanto estão aprendendo”, notou.

 

Suzete contou que já está tratando do tema da consciência negra em sala de aula, apresentando um pouco da cultura afro e falando da importância do respeito aos diferentes credos.


Deixe seu comentário


Publicidade