Nota 10

“Música na estrada” está pela primeira vez em Macapá

O “Música na Estrada” é um dos maiores projetos culturais da Região Norte.


Depois de quatro edições dedicadas à música de concerto e oficinas instrumentais nas principais capitais do norte e centro-oeste do país, amplia sua proposta artística abrindo espaço para a música instrumental e artes cênicas. Em paralelo às atividades artísticas, o projeto realiza ainda palestras sobre Gestão Cultural e as já tradicionais oficinas de aprimoramento musical.

De 4 a 7 de novembro Macapá receberá oficinas musicais e de dança, a apresentação da Cia. Moderno de Dança de Belém, além da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Pará com a participação do gaitista americano Robert Bonfiglio. A temporada conta ainda com uma participação especial: a Orquestra Equinócio das Águas.

Uma parceria entre o Festival Musica Na Estrada em Macapá e a Escola de Dança Agesandro Rêgo vai incentivar a doação de alimentos não perecíveis para duas instituições na cidade: A Casa da Hospitalidade e os Carapirás. A Casa da Hospitalidade ainda receberá um recital de Clarinete (Herson Amorim) e Violoncelo (Cristian Brandão) ao longo da semana. Será uma semana cheia de atividades.

O “Festival Música na Estrada” é uma conexão das artes que visa interligar seis estados da Amazônia Brasileira. O projeto nasceu em 2011, idealizado pela Kommitment Produções Artísticas.

“Através desse intercâmbio a região pode crescer culturalmente, e a longo prazo podemos criar um novo mercado que contemple conteúdos daqui da região e outros, de outras regiões do Brasil e até de outros países. Objetivamos sensibilizar a iniciativa privada, os governos municipais e estaduais a investirem no projeto. A região tem um grande potencial”, declarou o diretor da Kommitment, Fernando Ramos.

A quinta edição do festival começou em outubro e já passou por Rio Branco (AC) com apresentações da Camerata Sinfônica do Pará, do Corpo de Dança do Amazonas, do artista acriano André Dantas, da MAPO Big Band, de Porto Velho. Em Manaus (AM) foi realizado o “Amplitude Cultural”, um debate com o tema “Circulação Musical e Remuneração – perspectivas e soluções para os músicos no novo milênio”, além dos shows dos artistas Cris Dellano e Roberto Menescal e ainda a cantora Leila Pinheiro, acompanhada da Amazonas Jazz Band. O músico acriano André Dantas também se apresentou na capital amazonense. Já os roraimenses receberam oficinas musicais, apresentações de Leila Pinheiro com Amazonas Jazz Band e pela primeira vez viram de perto o espetáculo da Orquestra Filarmônica do Amazonas.

Depois de Macapá, o projeto segue para a cidade de Belém (PA), no período de 10 a 19 de novembro e finalizará o festival em Porto Velho (RO), com apresentações de 16 a 19 de novembro.

O “Música na Estrada” é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Seguradora, da instituição de ensino superior Estácio e Kommitment Produções.


Deixe seu comentário


Publicidade