Músico, compositor e poeta Fernando Canto é homenageado no encerramento do Amapá Jazz Festival
O homenageado contribuiu decisivamente para a música instrumental amapaense e para a formação de novas gerações, além de ter incentivado e inspirado novas gerações de artistas

A 17ª edição do Amapá Jazz Festival prestou homenagem ao músico, compositor, poeta e sociólogo Fernando Canto, fundador do Grupo Pilão, que faleceu em outubro de 2024. Autor de mais de 100 músicas gravadas, 18 livros e inúmeros trabalhos científicos, Fernando contribuiu decisivamente para a música instrumental amapaense e para a formação de novas gerações, além de ter incentivado e inspirado novas gerações de artistas.
Fernando Canto (1954–2024) marcou profundamente a cultura do Amapá. Autor de obras que retratam a Amazônia e a identidade amapaense, integrou e presidiu a Academia Amapaense de Letras e o grupo musical Pilão, além de compor sambas e canções regionais. Sua produção literária e musical celebra o povo, os mitos e as paisagens do Amapá, o que o tornou um dos símbolos da arte amapaense. A seguir, o texto de gratidão da viúva do artista homenageado, Sônia Canto, que recebeu o reconhecimento póstumo no último sábado (25), juntamente com um dos irmãos do marido, Eduardo Canto.
(Fonte: Blog da Sônia Canto)
Deixe seu comentário
Publicidade

