Nota 10

Naza McFarren doa óleo sobre tela ao Ijoma pelo Outubro Rosa

Artista tem como admiradores e colecionadores de suas belíssimas telas, pessoas ilustres como o cantor Roberto Carlos e a família do saudoso piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, entre outros.


Neste início da campanha contra o câncer feminino, ‘Outubro Rosa’, o Instituto do Câncer ‘Joel Magalhães’ (Ijoma), que encabeça o movimento no Amapá, recebe uma obra de óleo sobre tela da consagrada artista plástica Naza Mcfarren, destinada a ser vendida ou leiloada com preço base de dez mil reais para utilização na entidade.

O trabalho doado ao Ijoma trata de uma tela que retrata três peixes bois em uma técnica de óleo sobre tela com característica muito peculiar da artista, onde as imagens, em meio a um craquelê, dão a dimensão em 3D, porém em único plano sem apliques.

A artista tem como admiradores e colecionadores de suas belíssimas telas, pessoas ilustres como o cantor Roberto Carlos; a família do saudoso piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna; os ex presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff; e muitos outros espalhados pelo Brasil e no exterior.

Naza chegou a receber encomendas inclusive da Casa Branca, dos Estados Unidos, pelo próprio então presidente Barack Obama, que lhe encomendou dois trabalhos para escolher, dentre eles, uma tela que seria ofertada de presente a então presidente Dilma Rousseff, na sua primeira visita ao Brasil.

Das duas telas, Barack Obama escolheu a que retratou o rosto da Presidente, retratada com maestria pela artista dentro da sua técnica inconfundível; a outra obra, uma águia americana, hoje se encontra no acervo particular do médico e também artista plástico Augusto Leite, que em 2015 trouxe Naza até Macapá, na sua primeira exposição artística, fruto de projeto seu intitulado ‘Augusto Leite (Con)Vida’, com o objetivo de, a cada ano, trazer à capital amapaense um artista do segmento das artes e de renome para trocar experiências com artistas locais.

Nessa ocasião, Augusto Leite apresentou o projeto do Ijoma à artista plástica, que se encantou e ficou sensibilizada, ensejando-a há agora enviar uma de suas obras para que o colega das artes Augusto Leite doe para o Ijoma

“Dez mil reais parece caro, mas não é, em se tratando de uma artista de fama internacional, com um currículo extenso que possui e com vários prêmios pelo mundo, não só pela qualidade do seu trabalho, mas pelas causas sociais que abraça”, afirma Augusto Leite.

A obra, intitulada ‘peixes bois’, foi oficialmente entregue ao presidente do Ijoma, Padre Paulo Matias, nesta última quinta-feira, na celebração que marcou o início oficial da campanha Outubro Rosa.

No dia seguinte a tela ficou exposta na montagem da galeria Samaúma, do não menos conhecido artista plástico tucuju Wagner Ribeiro, por ocasião do evento ‘Luau da Samaúma’, evento muito bem organizado pelo Ministério Público do Amapá, que traz de volta do passado os velhos encontros dos antigos saraus, juntando as pessoas da comunidade em torno da arte e da cultura, com música e apresentações ao vivo, exposições de automóveis antigos e muita gastronomia. Brilhante iniciativa de todos no intuito de promover a arte a cultura do estado, e a vida.


Deixe seu comentário


Publicidade