Nota 10

Nilson Montoril e Mauro Rabelo serão empossados na AAML

A presidência dos trabalhos ficará à cargo de seu presidente, empresário Juvenal Canto. O rito cerimonial ficará sob os cuidados do Diretor de Comunicação e Bibliotecário da Academia, advogado e jornalista Pedro Velleda.


Wellington Silva
Da Redação

A Academia Amapaense Maçônica de Letras – AAML realizará neste domingo, 08 de março, 10h, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, solenidade de posse de novos acadêmicos, professores Nilson Montoril de Araújo e Mauro Rabelo, e contará com a presença de seus membros, familiares, convidados, amigos e sociedade em geral.

A presidência dos trabalhos ficará à cargo de seu presidente, empresário Juvenal Canto. O rito cerimonial ficará sob os cuidados do Diretor de Comunicação e Bibliotecário da Academia, advogado e jornalista Pedro Velleda.

Nilson Montoril de Araújo
O professor Nilson Montoril de Araújo é Administrador de Empresas e dedica-se à pesquisa histórica e folclórica há mais de 47 anos. É licenciado em História e em Disciplinas Especializadas do 2º Grau. Como Administrador foi um dos principais técnicos responsáveis, na área de planejamento, em processos de organização e estruturação da educação amapaense, na Secretaria de Educação, na época do extinto território federal do Amapá. Suas pesquisas sempre foram divulgadas no rádio, televisão, jornais e livros. Passou a atuar na imprensa do Amapá a partir de 1962, na qualidade de radialista apresentador na Rádio Difusora de Macapá. Atualmente, aos domingos sempre apresenta boa música e informações históricas interessante sem seu programa “Coisas Nossas”, na Rádio Marco Zero,99.1 Mkz, das 9 às 12 horas.

Seus primeiros anos de vida, entre 1944 e 1948, foram passados em Mazagão e no Reduto do Rio Furo Seco, Ilha de Marajó. É filho do conhecido e ilustre mazaganense Francisco Torquato de Araújo e da professora Olga Montoril de Araújo.

Fez parte de uma plêiade de intelectuais e escritores ao fundarem no dia 21 de junho de 1953 a Academia Amapaense de Letras.
Em agosto de 1988, em solenidade no Palácio do Setentrião, toma posse como presidente da Academia.

Foi também um dos principais fundadores e um dos membros mais atuantes da Confraria Tucuju ao lançar importantes obras tais comoA Banda, o Arrastão do Povo, pesquisa histórica lançada em 2004, de sua autoria, e o antológico CD Batalhas e Confetes, Memória do Carnaval de Macapá, também pesquisa de sua autoria sob a direção geral do advogado, poeta, escritor e sociólogo Fernando Canto.

Mauro Rabelo
Mauro Sérgio Soares Rabelo é graduado em Pedagogia e em Gestão de Comércio Exterior. É também Especialista em Metodologia no Ensino Superior e EaD, Educação Profissional, Formador de Contadores de História, Filosofia para o Ensino Médio e Gestão Estratégica de Pessoas. Possui Mestrado em Ciência da Educação e Mestrado em Teologia.

Sua obra intitulada. As Novas Tecnologias: Sua Aplicação Prática no Ensino da Língua Portuguesa e Matemática, lançada na Biblioteca Pública Elcy Lacerda no dia 06 de dezembro de 2018, uma publicação da Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda, já é vista como um trabalho de alto interesse coletivo por se apresentar como necessária ferramenta educacional em prol do desenvolvimento do ensino fundamental. Tem como universo de abrangência a historicidade do uso das tecnologias da informação na educação; a informação na educação e o laboratório de informação educacional; práticas educacionais necessárias na era da tecnologia e aplicação prática do laboratório de informática educativa no apoio às aulas de língua portuguesa e de matemática, no ensino fundamental.


Deixe seu comentário


Publicidade