Nota 10

No Palco Origens, vozes potentes e repertório popular dão início à programação cultural do Inova Amazônia

O show prestou uma homenagem envolvente à tradição popular, com uma dose de saudosismo e reverência à força feminina na música regional


 

A abertura do Inova Amazônia Summit 2025 foi marcada por uma celebração vibrante da identidade cultural do Amapá, que reforça a potência da arte como expressão regional. No Palco Origens, a consagrada cantora amapaense, Patrícia Bastos, encantou o público com o espetáculo “As Cabocas do Brega”, ao lado das artistas Deize Pinheiro, Brenda Melo e Beatriz Nelutty. Com uma apresentação que mesclou ancestralidade, feminilidade e musicalidade popular, o show simbolizou a força das raízes amazônicas no maior evento de bioeconomia e inovação da região. O Inova Amazônia é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA), e acontece na sede do Sebrae em Macapá, de 21 a 23 de maio, das 14h às 21h.

 

 

O show, realizado na sede do Sebrae Amapá, prestou uma homenagem envolvente à tradição popular, com uma dose de saudosismo e reverência à força feminina na música regional. Com um repertório dedicado aos grandes clássicos do brega às famosas “marcantes” que embalam memórias afetivas de diversas gerações. A apresentação foi recebida com entusiasmo pelo público, que lotou o espaço e interagiu com as canções em clima de festa e orgulho cultural.

 

Do Amapá para o Brasil

Carolina Garcia, consultora ambiental do Mato Grosso do Sul (MS), faz parte da comitiva de startups do Inova Pantanal e visita, pela primeira vez, um evento na Amazônia. Encantada, ela destacou a potência da cultura local.

 

 

“Além de ser tudo muito bonito, fiquei surpresa com a forte presença da cultura afrodescendente aqui no Amapá. Conheci um pouco da história, visitei a Fortaleza de São José, aprendi sobre o Marabaixo. Nossa, foi incrível. As vozes das cantoras no palco e a forma como o público canta e dança junto me lembraram o nosso Almir Sater, aquele artista que todo mundo conhece e acompanha. Dá para perceber como elas representam a alma desse lugar”, comentou Carolina.

 

O espetáculo marcou o ponto alto da programação cultural do primeiro dia, que também contou com performances dos DJs Insane e Aucky, além do cortejo vibrante da Associação Cultural Berço do Marabaixo.

 

O Inova Amazônia Summit 2025 segue até 23 de maio, com uma agenda repleta de palestras, exposições, encontros de negócios e atrações culturais. O Palco Origens continuará com apresentações de artistas regionais e nacionais, reforçando o compromisso do evento com a valorização da bioeconomia e da diversidade cultural amazônica.

 


Deixe seu comentário


Publicidade