Nota 10

“O açaí é saudável, problema são os acompanhamentos”, diz nutricionista e influencer amapaense

Em entrevista no rádio, especialista fala dos hábitos alimentares do amapaense e como os mais antigos estavam certos ao receitar chazinhos na pandemia.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

Em tempos de pandemia, quando as pessoas estão muito mais ligadas em alimentação saudável, o programa Café com Notícia, da rádio Diário FM (90,9) fez uma verdadeira sabatina nesta quinta-feira (07) ao nutricionista e digital influencer Ytalo Ruan, que faz muito sucesso nas redes com seu estilo, franqueza e inteligência. Sobre o açaí do cotidiano do amapaense, disse que o vinho do fruto continua uma ótima alimentação saudável – o problema são os acompanhamentos errados.

 

Ele explicou que ter buscado as redes sociais para propagar suas dicas e orientações tem a ver com uma pegada mais social, humanística até.

“Nas últimas décadas criou-se um estigma de que a nutrição é cara e impossível, que não é prazerosa e que não é para todo mundo, apenas para quem tem dinheiro para investir nisso. E estamos aí lutando contra esse preconceito”, disse o especialista.

 

Açaí

Ele reforçou que o açaí é um alimento que deve exaltar, só que às vezes as pessoas acabam colocando outras coisas dentro. O problema é fazer o pirão com muito açúcar e farinha, o que tira todo o potencial dele. O açaí é um alimento antioxidante, com muito ferro, além de ser energético e por isso ele ficou famoso fora do Norte, por essa propriedade. Mas o ideal é tomar ele puro, sem açúcar e sem outros adicionais”, afirma.

 

Interações

Durante quase uma hora, o profissional atendeu uma a uma as solicitações de orientações dos jornalistas da bancada, ouvintes da emissora e internautas que acompanhavam a Live. A maioria dos questionamentos tinha a ver com a dieta calórica do povo nortista, hábitos alimentares, associação com exercícios físicos e até os melhores chás e remédios caseiros para enfrentar o novo Coronavírus.

 

Para ele, as antigas receitas de avós e tias ainda são uma excelente pedida.

 

“Não trazem a cura para essa pandemia, claro, mas sem dúvida alguma proporcionam melhora em relação a imunidade das pessoas”, disse.

 

Ytalo disse ainda que poucas regiões no mundo são tão ricas quando a Amazônia, dona de uma diversidade de legumes, frutas, peixes, enfim, algo importante que se use a favor de uma alimentação saudável.


Deixe seu comentário


Publicidade