Nota 10

Oficina Muralista: projeto aproxima estudantes da arte amapaense

Crianças da Escola Edgar Lino reproduzem pintura do artista Afrâne Távora nos muros da instituição.

Compartilhe:
Com muro colorido pelos alunos, a Escola Estadual Edgar Lino da Silva, na zona leste de Macapá, se prepara para acolher os estudantes no retorno às aulas presenciais, o que está previsto para ocorrer de forma gradual a partir de 2 de agosto.

Trata-se do projeto Oficina Muralista, que utiliza como base para estudos o artista plástico amapaense Afrâne Távora, que possui murais espalhados pela cidade.

Távora esteve na escola para ensinar técnicas de composições a 16 alunos do 5º ao 9º ano que, por sua vez, reproduzem as pinturas do artista nos muros da escola.

Todos os presentes na atividade recebem kits de biossegurança como máscaras e álcool em gel.

O diretor-adjunto, Júnior Nogueira, explica que a ideia do projeto foi envolver professores e alunos para estudar a parte teórica das obras do artista plástico. “Selecionamos uma quantidade reduzida porque gostaríamos de proporcionar essa ação para os nossos estudantes, alguns nunca pisaram na escola desde que efetuaram suas matriculas, então esse é um momento muito importante da oficina, além da reprodução do que eles aprenderam em sala de aula”, afirmou Nogueira.

Para o estudante David Fernandes, aluno do 9º ano, foi marcante poder retornar à escola depois de um ano e meio afastado das atividades presenciais. “É um momento único e está sendo bem divertido voltar a escola para aprender um pouco mais sobre a arte e o artista que está com a gente”, disse o aluno.

Alguns pais também marcaram presença na oficina. Para Liang Jorge Nascimento, pai da estudante do 7º ano Wanne Nascimento, ver o retorno da filha para as atividades presenciais da escola é um momento marcante. “Apesar de ela estar fazendo todas as atividades online, sabemos que não é a mesma coisa de estar aqui. Quando subi a ladeira e vi minha filha pintando o muro da escola, fiquei tão alegre que parei uns minutos só para contemplar”, disse o pai.

O artista plástico Afrâne Távora agradeceu a oportunidade em dividir a arte com os estudantes. “Essa oficina busca ensinar as crianças sobre o que é necessário para fazer uma pintura muralista, eu agradeço toda a escola pelo incentivo a arte e acredito que isso vai fazer bem para as crianças e toda a comunidade”, comentou o artista.

A Secretária de Educação em exercício Terezinha de Jesus Monteiro Ferreira esteve presente durante a ação e ressaltou a iniciativa da escola. “Todas as escolas precisam tomar esse tipo de ação como exemplo. As visitas monitoradas demonstram que estamos tomando todo o cuidado para o retorno das aulas presenciais híbridas, e mantendo a aproximação entre estudante, família e comunidade escolar”, comentou Terezinha.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *