Nota 10

Pacientes da Unidade Covid Zona Norte recebem cuidado com ‘mãos improvisadas’ para sentirem acalento

Medida é para humanizar internação e acelerar a recuperação.


O Centro de Atenção ao Covid-19 da Zona Norte implantou um serviço novo que visa dar maior carinho e humanização a pacientes intubados durante o enfrentamento a Covid-19. A unidade já está em funcionamento com alguns leitos de UTI e até o final do mês outros leitos serão implantados.

 

Funcionando no prédio da Maternidade Bem Nascer, a unidade faz parte da rede estadual de saúde do Governo do Amapá.

 

O Projeto “Mãos de Afeto” é uma atenção relativamente simples e consiste em uma luva cirúrgica cheia de água morna que é colocada na mão dos pacientes intubados, simulando uma mão humana que acalenta e ampara o paciente sedado durante a intubação. Há pesquisas científicas indicando que esse processo singelo acalenta e dá sensação de repouso e acolhimento para os pacientes.

De acordo com a assistente social Ana Paula Uchôan o procedimento é uma demonstração de carinho das equipes para com pacientes em leitos de UTI. “A técnica da mãozinha é um momento de ajudar os pacientes a se sentirem aconchegados e que todos estão envolvidos em sua recuperação, os pacientes devem se sentir acolhidos e amparados psicologicamente e fisicamente”, explica.

 

O médico Roger Moreira, que vai coordenar a parte técnica do Centro Covid comenta que toda medida que humaniza a assistência deve ser aplicada e incentivada. “Nossa missão é prestar um serviço de saúde sempre evoluído e humanizado, nos melhores padrões que nossas unidades estão acostumadas a entregar para a população e em Macapá isso será aplicado em sua plenitude”.

 

Roger Moreira dia ainda que a orientação do secretário de Saúde do Estado do Amapá é para manter o padrão de humanização que foi a marca das unidades do Governo do Amapá em 2020. “O secretário Juan Mendes orientou a manter o padrão de qualidade nos serviços de saúde e no enfrentamento ao Covid-19 em mais essa unidade e é isso que vamos cumprir”, finaliza.


Deixe seu comentário


Publicidade