Papa Francisco aceita renúncia de Dom Pedro Conti e nomeia novo bispo para Diocese de Macapá
Dom Antônio de Assis Ribeiro é o novo chefe católico no Amapá; ele é procedente do Pará, onde atuou como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 18, a renúncia ao governo da Diocese de Macapá, apresentada por Dom Pedro José Conti, e nomeou como novo bispo diocesano Dom Antônio de Assis Ribeiro, até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará.
A informação foi dada pelos organismos oficiais do Vaticano, da Nunciatura Apostólica no Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em Macapá, o vigário geral da Diocese, Padre Raffael Donneschi, enviou comunicado informando a mudança ao clero e a todo o Povo de Deus.
Confira o comunicado completo:
Hoje, 18 de dezembro de 2024, o Santo Padre Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo da Diocese de Macapá, de Dom Pedro José Conti, e nomeou Bispo da Diocese de Macapá o Rev.mo bispo DOM ANTÔNIO DE ASSIS RIBEIRO, SDB, até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.
Dom Pedro José Conti ficará como Administrador Apostólico até à posse do novo bispo. Por isso, conforme o Diretório da Liturgia 2024 (pg.32), na Prece Eucarística deve ser lembrado o nome dele. Após a menção do nome do Papa, deve-se dizer: “…com Pedro nosso Administrador Apostólico…”
A chegada de Dom Antônio de Assis Ribeiro para Macapá está prevista para sábado, 22 de fevereiro de 2025, e a posse na quarta-feira, 26 de fevereiro 2025, aproveitando da presença em Macapá dos bispos do Regional Norte 2 para um encontro já anteriormente programado. Mais detalhes sobre a chegada e a posse de Dom Antônio serão comunicados posteriormente.
Acolhemos com alegria Dom Antônio e desde já convido todos a rezarem pelo novo Bispo de maneira especial no momento das Preces da Comunidade.
Macapá 18 de dezembro de 2024
Pe. Raffaele Donneschi
Vigário Geral da Diocese de Macapá”
Deixe seu comentário
Publicidade

