Nota 10

Pelo 4º ano consecutivo, Av. FAB voltará a ser palco das comemorações alusivas ao Dia da Independência

O evento levará para a avenida 56 escolas da rede municipal. Serão aproximadamente 3 mil participantes, distribuídos em 20 pelotões, com destaque para os recursos humanos


Mais uma vez a Prefeitura de Macapá celebrará o Dia da Independência na Avenida FAB, com o tradicional desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino, que acontecerá nesta quinta-feira, 5. Este ano, a programação trará o tema “Macapá melhor e mais bonita é dever de todos”. A abertura oficial acontecerá às 17h. 

O evento levará para a avenida 56 escolas da rede municipal. Serão aproximadamente 3 mil participantes, distribuídos em 20 pelotões, com destaque para os recursos humanos, tecnológicos e pedagógicos, educação infantil, escolas tradicionais, programas municipais e parcerias, eixos da rede de ensino nas áreas ambientais, diversidade, escola de leitores, inovações tecnológicas, dentre outras atividades. 

“A proposta do desfile é apresentar ao público os avanços, projetos e todo o trabalho que vem sendo feito em prol da melhoria e desenvolvimento da educação municipal de Macapá”, explica o diretor do Departamento de Ensino da Semed, Belcivaldo Matos. 


Uma das novidades será a participação do Movimento Cultural do Marabaixo, com músicos do Banzeiro do Brilho de Fogo. O objetivo é fortalecer o lastro cultural do estado. Além do desfile oficial das escolas da rede municipal, dia 5, quatro escolas participarão do desfile cívico do distrito de Fazendinha, e sete escolas rurais do desfile de Tracajatuba, ambos no dia 6 de setembro.
 

O retorno do desfile à FAB foi uma iniciativa da prefeitura em 2016 e que vem mantendo-se até hoje. A proposta foi resgatar a tradição, despertando nos jovens um sentimento de patriotismo e de resgate da história da cidade. Em 2016, levou para a avenida o tema “Revisitando a Educação da Rede Municipal de Macapá: memórias e saberes”, contagiando o público, que pôde recordar um pouco da memória dos antigos desfiles realizados na Av. FAB, e que vem se mantendo nos últimos anos. 

Em 2017, o tema abordado foi “Macapá: marcas do povo e bairros daqui”, trazendo um pouco da história de personalidades ilustres da capital, como tia Biló, mestre Pavão e Mãe Luzia, e dos bairros de Macapá. Ano passado, o tema foi “Nosso jeito tucuju” e contou com a participação de mais de 2.500 estudantes dos ensinos infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos, além de bandas de fanfarra, homenagens e muito patriotismo.


Deixe seu comentário


Publicidade