Nota 10

Peregrinação das imagens de São Tiago e São Jorge anuncia chegada de uma das maiores festas religiosas do Amapá

Peregrinação de imagens iniciaram com missa celebrada no Palácio do Setentrião, em Macapá.


Fé e devoção marcaram o início da peregrinação das imagens de São Tiago e São Jorge por órgãos públicos e residências de devotos dos santos, em Macapá, nesta sexta-feira, 13. O translado faz parte da programação da Festa de São Tiago que, em 2018, completa 241 anos, com uma extensa programação cultural e religiosa entre os dias 16 e 28 de julho na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão.

 

A peregrinação começou pelo Palácio do Setentrião, sede do Executivo estadual onde foi celebrada uma missa acompanhada por servidores e devotos. As imagens deverão permanecer em Macapá até o dia 15 de julho, quando retornam a Mazagão para a continuidade da programação da festa. “Essa peregrinação é uma forma de divulgar e aproximar a população amapaense dessa tão importante tradição para o Estado. A peregrinação também ocorrerá em Mazagão Novo [cidade da cidade de Mazagã] e Santana”, declarou o secretário de Estado de Cultura (Secult), Dilson Borges.

O translado foi acompanhado por um grupo com cerca de 30 pessoas, entre figurantes, grupo litúrgico, caixeiros e atiradores. Após a celebração da missa, os guardiões da comitiva apresentaram o Vominê, uma dança que marca a vitória dos cristãos na batalha contra os mouros, encenada no último dia da programação da Festa de São Tiago.

 

A aposentada Maria Joaquina dos Santos, 65 anos, nasceu em Mazagão Velho no dia 16 de julho, sendo batizada pela igreja católica no dia 25 de julho, Dia de São Tiago. Por esse motivo, ela acompanha todas as etapas do evento em honra ao santo. “Eu já nasci devota de São Tiago e, desde então, participo desta festa que é uma riqueza para a população mazaganense”, considerou.

 

Apoio
O secretário de cultura lembrou que, para a realização da festa, está ocorrendo uma união entre diversas secretarias de governo, para a prestação de serviços antes e durante o evento. “Há um envolvimento muito grande do Estado, que reconhece a importância e a complexidade desta festa para o Amapá, seja do ponto de vista religioso, cultural ou econômico”, frisou Dilson Borges.

 

A festa de São Tiago é organizada pela comunidade de Mazagão Velho e pela Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST) com patrocínio do Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura de Mazagão. Entre os órgãos de Estado envolvidos na realização da festa estão o Gabinete Civil, a Polícia Militar e as secretarias de Desenvolvimento das Cidades (SDC), Cultura, Turismo (Setur), Desenvolvimento Rural (SDR) e Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

 

A festa
A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na Vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que teria lutado ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

O ponto alto da festa acontece no dia 25 de julho, com missa campal, círio e encenação teatral da guerra entre mouros e cristãos, representada pelos próprios moradores. A data é considerada feriado estadual desde 2012. A ideia é contar a aparição de Tiago como soldado anônimo que lutou ao lado dos seguidores de Jesus Cristo.

 

Em todos os anos, o papel de São Tiago é encenado por um morador diferente da comunidade, escolhido por sorteio. Neste ano, o papel será interpretado por Jô Barreto, 27 anos, que se sente abençoado pela escolha. “Todo jovem de Mazagão Velho sonha em fazer o papel de São Tiago uma vez. Às vezes, esperamos por anos por essa honra e, dessa vez, eu fui abençoado pelo santo para representá-lo”, falou emocionado.

 

Programação

16 de julho

4h – Alvorada festiva

20h – Novena

00h – Show Musical

 

17 de julho

18h30 – Novena (Famílias Torres e Penha)

20h30 – Arraial

00h – Som mecânico

 

18 de julho

18h30 – Novena (Família Aires)

20h30 – Arraial

00h – Som mecânico

 

19 de julho

18h30 – Novena (Família Barreto)

20h30 – Arraial

00h – Som mecânico

20 de julho

14h – Banda Local

16h – Banda Local

18h30 – Novena (Família Silva e Barriga)

20h30 – Arraial

00h – Banda Local

 

21 de julho

14h – Banda Local

16h – Banda Local

18h30h – Novena (Família Jacarandá)

21h – Arraial

00h – Banda Local

 

22 de julho

14h – Banda Local

16h – Banda Local

18h30 – Novena (Família Queiroz)

21h – Arraial – Apresentação de Grupos Tradicionais

 

23 de julho

14h – Banda Local

16h – Banda Local

18h30 – Novena (ACFEST)

21h – Arraial – Grupos Tradicionais

 

24 de julho

4h – Alvorada festiva

16h – Entrega dos presentes

18h30 – Novena (Família Cabeleira)

20h30 – Baile de máscaras

 

25 de julho

6h – Saída do arauto convidando as figuras para o círio

8h – Missa solene em frente à Capela de São Tiago

9h – Início do círio

11h – Dança do vominê para convidados e em residências locais

12h – Passagem do bobo velho

14h – Saída do arauto anunciando o início da batalha, com os seguintes episódios:

– Descoberta do atalaia

– Morte do atalaia

– Armadilha (Emboscada feita pelos cristãos)

– Captura e venda das crianças cristãs e partilha do dinheiro

– Troca do corpo do Atalaia pela bandeira moura

– Batalha entre mouros e cristãos, tomada do estandarte mouro e batalha final

– Vominê (dança da vitória dos cristãos)

19h – Recírio

20h – Ladainha

26 de julho

8h – Salve rainha em louvor a Santa Ana (procissão)

9h – Baile da melhor idade

 

27 de julho

4h – Alvorada festiva e início da festa de São Tiago das crianças

16h – Entrega dos presentes

19h – Transladação do santo e novena

21h – Baile de máscaras

 

28 de julho

8h – Círio com missa das crianças

11h – Visitas nas residências locais

12h – Passagem do bobo velho

16h – Batalha das crianças

20h – Recírio

Fotos: Maksuel Martins/Secom


Deixe seu comentário


Publicidade