Nota 10

Pesquisadora e estudante do Ifap  Porto Grande recebem Prêmio Carolina Bori

Menção honrosa, com promoção da SBPC, é inédita para o estado do Amapá


 

A estudante Lucia Ferreira da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) e professora Dra. Célia Souza da Costa, do campus Porto Grande, conquistaram uma menção honrosa inédita para o estado no VI Prêmio Carolina Bori, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O reconhecimento foi concedido ao projeto ‘Associativismo e o fortalecimento de lideranças femininas da Associação dos Artesãos de Porto Grande’ orientado e coordenado pela professora Dra. Célia Souza da Costa.

 

O trabalho se destacou por sua abordagem inovadora ao explorar o associativismo como ferramenta para o empoderamento de mulheres artesãs, fortalecendo suas lideranças e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região. A iniciativa incluiu oficinas de gestão coletiva, estratégias de mercado e valorização cultural, culminando na realização da Feira do Empreendedorismo Feminino.

 

 

“Receber essa menção honrosa é um marco importante, não só para mim, mas para toda a equipe envolvida no projeto. É gratificante ver nosso trabalho sendo reconhecido em nível nacional”, celebrou Lucia Ferreira da Silva. Para a orientadora, Dra. Célia Souza da Costa, o prêmio evidencia a força do associativismo feminino e o papel transformador da ciência: “Esse reconhecimento mostra como a pesquisa pode impulsionar mudanças reais na sociedade”.

 

Além da premiação de Lucia, outra estudante do Ifap, Raqueline Bezerra da Silva, também se destacou ao chegar à final do prêmio com o projeto “Desenvolvimento e otimização de práticas de cultivo e manejo do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) para o aumento da produção em área de terra firme da Amazônia”. O estudo é coordenado pelo Dr. Nagib Melém Júnior, da Embrapa, e tem a orientação da Dra. Célia Souza da Costa.

 

A cerimônia de premiação  11, em São Paulo, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

 


Deixe seu comentário


Publicidade