Nota 10

Pesquisadores da Ueap faturam prêmios na Feira Nacional do Camarão

Milena Silva e Marcelo Beijamin, do curso de Engenharia de Pesca, foram orientados pelas professoras Suelen Félix e Danielle Hoshino.


Dois alunos do Colegiado de Engenharia de Pesca foram destaques na XVII Fenacam, o Festival Nacional do Camarão, evento que reuniu pesquisadores e empresários do ramo do pescado, entre os dias 16 e 19 de novembro em Natal-RN.

Milena Sthepany Silva e Silva e Marcelo Marques Beijamin receberam recursos provenientes do auxílio financeiro a acadêmicos para apresentação de trabalhos em eventos no brasil e/ou no exterior (proape), através do edital n° 005/2021-propesp/ueap.

“A oportunidade de participar de congressos é muito importante e necessária porque nos dá a oportunidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos na UEAP. Também proporciona momentos de interação e troca de conhecimentos com outros acadêmicos e profissionais da área, conhecimentos esses que irão agregar à minha formação. Depois de receber esse prêmio me senti ainda mais motivado para continuar desenvolvendo pesquisas científicas”, comemorou Marcelo.

Os trabalhos são frutos dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na UEAP, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probict).

 

Premiações
Milena Silva está no 9º semestre de Engenharia de Pesca e faturou a primeira colocação na modalidade pôster com a pesquisa “Avaliação do potencial dos extratos de Acmella oleracea (JAMBU) e Chenopodium ambrosioides (MASTRUZ) na inibição das bactérias deterioradoras do pescado”, orientada pela Profa. Ma. Suelen Félix Pereira.

A conquista arrancou da estudante um bonito depoimento sobre a importância da pesquisa e da participação dos pesquisadores locais em eventos do porte da Fenacam. “É gratificante saber que seu empenho é notado pelas pessoas ao seu redor. Com o passar dos anos, aprendi que é de extrema importância agregar todo e qualquer conhecimento ou gota de sabedoria que me fosse dada. Depois de tanto tempo sem pisar em uma universidade em meio a uma pandemia, essa premiação veio para me mostrar que cada coisa tem o seu tempo, lugar e momento”, falou.

 

Na segunda colocação na modalidade pôster, Marcelo Beijamim, orientado pela Dra. Maria Danielle Hoshino. Marcelo está no 7º semestre de Engenharia de Pesca e apresentou o trabalho “Composição físico-química e microbiológepeca de surimi de pescada amarela (cynoscion acoupa) obtido a partir de resíduo de filetagem”.

 

O professor Dr. Gabriel Araújo da Silva (pró-reitor de pesquisa e pós-graduação), enfatizou a importância dos auxílios estudantis para a carreira de pesquisadores. “Ao ouvir sobre a premiação dos alunos da UEAP na FENACAM, uma feira nacional que é um dos mais importantes eventos do setor, nos enche de alegria e espírito de orgulho. Estamos no caminho certo, incentivando a apresentação de trabalhos de ponta, desenvolvidos na UEAP”, celebrou.


Deixe seu comentário


Publicidade