Diário no Carnaval

Piratas da Batucada e Império do Povo ganham Carnaval 2024

As duas agremiações, durante anúncio do resultado na apuração, decidiram dividir título; Unidos do Buritizal, penalizada com perda de pontos, desce para Grupo de Acesso


Foto: Joelson Palheta

 

As escolas de samba Piratas da Batucada e a santanense, Império do Povo, faturaram a grande premiação do Carnaval 2024, pontuando igualmente 179,6. Elas teriam que ir pro desempate, realizando um sorteio, mas em conversa decidiram dividir a premiação.

A apuração se deu com bastante emoção, já que as duas agremiações realizaram uma linda apresentação na Ivaldo Veras.

 

Piratão

Piratas da Batucada já soma 20 títulos no carnaval amapaense, sendo a grande campeã da era sambódromo.

Piratão celebrou 50 anos fazendo uma imersão no universo místico das águas e dos piratas, numa viagem pela própria história.

 

A escola de samba conquistou o primeiro título, em 1987, com “Biroba, o maquinista do trem da alegria”, passando pelo icônico “Corpo de Mani”, que explora as nuances lúdicas da mandioca, até a homenagem à Patrícia Bastos com o enredo “Patrícia, da pátria caboca”, responsável pelo título da agremiação em 2023.

Este ano, o enredo foi “Nas águas do tempo, mergulhei no coração, sou Piratão além da imaginação”.

 

Império do Povo

A Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, que trouxe esse ano o enredo “A Folia da Mãe de Deus da Piedade”, que celebrou a história de resistência da comunidade do Igarapé do Lago, sagra-se também campeã do carnaval 2024.

A escola foi campeã do Carnaval Amapaense em 2004, ainda pelo Grupo de Acesso, derrotando agremiações tradicionais, passando a compor o Grupo Especial das Escolas de Samba. Em 2008, novamente levou o título de campeã e, em 2010, foi vice-campeã.

 

Resultado

O 1º lugar ficou com Piratas da Batucada e Império do Povo com 179,6 cada uma; Já o segundo lugar ficou com Maracatu da Favela com 179,3; O terceiro lugar foi para Piratas Estilizados com 179,2; A quarta colocação ficou para Boêmios do Laguinho com 178,5 pontos e o quinto lugar para Unidos do Buritizal também com 178,5 pontos, mas por conta de penalização (- 0,2 décimos) caiu para o Grupo de Acesso.

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade