Poeta reforça importância da oralidade para divulgação de obras
Ane de Carvalho afirma que saraus são um bom espaço para divulgação do trabalho poético e conquista de novo público

Douglas Lima
Editor
Para a poeta tucuju Ane de Carvalho, além do poder das palavras escritas, a oralidade também tem um papel importante para conquistar novos leitores.
Para ela, eventos como rodas de conversas e saraus são ótimos exemplos de lugares onde os poetas podem transmitir seu trabalho para o público através da oralidade e performance, podendo, ainda, descobrir novos talentos.
Ane afirma que o mundo sempre teve muito espaço para a poesia e os saraus, onde os poetas podem ler suas obras, pode se tornar um palco inesgotável de possibilidades e talento, e que o Amapá não fica de fora deste cenário.
“Temos um movimento interessante e bastante atuante de poesia aqui, como a Academia de Letras, a Academia do Barão; os poetas são muito organizados, tenho orgulho de fazer parte desse cenário cultural”, disse a artista em entrevista ao programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9).
A poeta conta ainda que é comum durante as apresentações o público procurar os recitadores de poemas para apresentar trabalhos próprios.
“Já aconteceu de uma senhora vir até mim me mostrar seu trabalho; ela se disse tocada e me mostrou seus poemas. Infelizmente algumas pessoas têm vergonha de apresentar suas obras ou acham que as pessoas não vão gostar”, afirmou Ane.
Acerca da profissão de poeta, a entrevistada expressou seu amor e emoção por esta arte, explicando que fazer poesia é um estado de espírito, e que cada poema mostra a visão única de cada autor sobre o mundo. “Enxergamos a vida através das lentes da poesia”, proclamou.
Ane lamentou ainda que a leitura no Brasil ainda não atinge grandes números, e que os poetas se empenham em encantar novos leitores, tornando-os curiosos para conhecerem novas obras.
“A poesia atravessa o sentimento, o âmago do ser. Todos temos momentos de sofrimento e alegria, e poemas estão em todos os momentos. A poesia é um alimento para a alma”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade
