Nota 10

Prefeito Furlan entrega medalha a estudante premiado na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Estudante de 9 anos ficou em 3º no ranking de estudantes que participaram da Olimpíada. Evento contou com mais de 900 mil alunos de todo o país.


A rede municipal de ensino está em festa com o estudante Heitor Aguiar Landin, de 9 anos, que subiu ao pódio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O menino está cursando o 4º ano do Ensino Fundamental, na EMEF Elita Nunes, e trouxe para o município a medalha de bronze da competição. A conquista representa um marco, pois é a primeira vez que um estudante da rede fica entre os 3 primeiros colocados.

Além de Heitor, outros seis estudantes também participaram da competição. Em 2021 a Olimpíada realizou sua 24ª edição e a prova aconteceu no mês de maio, em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais, podendo ser feita dentro do ambiente escolar, com supervisão de professores, ou em casa. Esta edição bateu o número recorde de mais de 900 mil estudantes inscritos, em todos os níveis da Educação Básica.

Premiação
Ao tomar conhecimento da participação dos estudantes na OBA, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, foi até a escola para participar da solenidade em homenagens aos participantes. A cerimônia de entrega das medalhas de participação e de bronze ocorreu no sábado (11), no prédio da escola, localizada no bairro Buritizal.

“Eu fico muito feliz quando um estudante da nossa rede de ensino conquista medalhas e vencem competições nacionais. Isso mostra que estamos seguindo no caminho certo. Temos excelentes professores e nós incentivamos a participação dos estudantes nessas competições. Estamos a cada dia mostrando que é possível ofertar uma Educação de excelência dentro do setor público”, disse o prefeito.

Além de Heitor, outros 6 alunos receberam medalhas de participação e certificado pela OBA, são eles: Fernando Henrique Macedo da Silva, Luiz Fabiano Nascimento Bezerra, Tharcio Brenno de Souza Vilhena, Isabella Sophia da Rosa Ramos, Danillo Maciel da Silva Ramos e Kauã Victor Lobato Cardoso.

Família orgulhosa
A conquista do pequeno Heitor deixou toda a família feliz e orgulhosa. A mãe dele, Adriely Aguiar, disse que inscreveu o filho para incentivá-lo a estudar e ficou feliz pela estratégia ter dado certo. “Eu não esperava tudo isso. Quando eu o coloquei pra participar era pra incentivá-lo e agora, com isso, já estou vendo outros eventos para inseri-lo novamente”.

O estudante fez a prova de casa, no formato on-line. Heitor relembra que no dia da prova estava tranquilo e que o seu interesse pela astronomia e astronáutica surgiu com a OBA. “Eu comecei a ver vídeos na internet para conhecer mais do universo, aí com a Olimpíada eu agora quero conhecer mais e mais”, afirma.

 

Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição aberta aos alunos de todas as séries do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e todas as séries do Ensino Médio. As provas são constituídas de questões de astronomia e astronáutica. De acordo com o desempenho na olimpíada, os alunos podem receber medalhas de ouro, prata ou bronze.


Deixe seu comentário


Publicidade