Nota 10

Produção de sacolas ecológicas vira fonte de renda para mulheres

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e conta com parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).


Os banners e lonas usados em peças publicitárias e barracas estão sendo transformados em renda para 40 mulheres de grupos econômicos solidários. Por meio de cursos de capacitação, elas aprendem usar a matéria prima na confecção de sacolas.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e conta com parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Nesta primeira etapa que acontece até o dia 8 de julho, o curso será ministrado por instrutores do Senai nos turnos da tarde e noite. A instituição possui uma sala com modernas máquinas de costura. Durante o treinamento, as mulheres vão aprender as técnicas para confecção de sacolas com qualidade. O material produzido será comercializado nas feiras de Macapá e Santana.

“Vamos ensiná-las a fazer o corte correto das lonas, as técnicas de costura industrial, tipo de linhas, designer, apresentação do produto, entre outras informações. São mulheres que têm potencial empreendedor e que só precisam de uma oportunidade para crescer. Acredito que o curso será uma porta para produção e geração de renda”, avaliou a instrutora de Moda e Confecção do Senai, Patrícia Farias.

Economia solidária

O projeto é denominado Ecoart Sacolas Ecológicas, e tem como objetivo o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários no Amapá. A ideia foi extraída de uma pós-graduação da servidora da Sete, Ângela Maria Guedes da Silva, cujo tema foi “Fortalecimento das Atividades Econômicas Solidárias de Mulheres Cadastradas no CADUNICO/PBF e no Núcleo de Economia Solidária/Sete”.

O diretor de Operações do Senai no Amapá, Adriano Cardoso, elogiou a iniciativa da Sete e disse que a instituição está de portas abertas para apoiar grandes projetos. “Temos uma larga experiência na qualificação profissional e contamos com técnicos experientes, de visão empreendedora e com equipamentos de ponta. O curso será um sucesso”, disse o diretor.

Palestras

A segunda etapa do curso envolve a parte teórica com palestras sobre empreendedorismo, capital, vendas, gestão de negócios, fortalecimento da rede da economia solidária, segurança no trabalho, entre outros. O Sebrae Amapá é parceiro nesta fase do projeto.

“Diante do cenário econômico atual, é preciso apostar em novos mecanismos de geração de renda. O governador Waldez Góes tem nos orientado a investir em projetos que estimulem oportunidades para a sociedade. O Ecoart é um fomento à reutilização de lonas e banners que seriam descartados, ajudando a reduzir os impactos na natureza. Além disso, estamos criando uma fonte de renda complementar”, completou a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Marciane Santo.

Incentivos

O Projeto Ecoart foi apresentado pela Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo em março deste ano, durante a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2016, pelo Governo do Estado. O Núcleo de Associativismo e de Economia Solidária da Sete recebeu a doação de banners de redes de supermercados e outras instituições.

A Economia Solidária é um meio diferente de produção, venda, compra e troca daquilo que é necessário para viver.


Deixe seu comentário


Publicidade