Nota 10

Professor da rede estadual é homenageado com título de ‘Patrono da Educação Amapaense

Há mais de 50 anos, Manoel das Graças Batista se dedica à rede pública de ensino, com atuação em escolas de Macapá e Santana


 

Com mais de 50 anos dedicados ao ensino, o professor Manoel das Graças Batista, de 74 anos, recebeu como homenagem o título de ‘Patrono da Educação Amapaense 2024’. Ao longo da carreira, o educador já lecionou a disciplina de matemática em instituições como o antigo Instituto de Educação do Amapá (Ieta), a Estadual Estadual Azevedo Costa, em Macapá, e a Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana.

 

O patrono é o servidor ou servidora do Governo do Estado que apresenta em sua história profissional grandes contribuições voltadas à área do ensino. Para definir o homenageado, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) promoveu um concurso, que contou com a participação de cerca de 1,7 mil servidores da pasta, de 29 a 31 de dezembro.

 

Manoel Batista, mais conhecido na comunidade escolar como ‘Professor Batista’, foi o nome escolhido, com 38% dos votos. Como patrono, o profissional vai colaborar na elaboração de projetos e ações oficiais da Seed em 2024. “Sonhos individuais e coletivos me chamaram para atuar na educação”, ponderou Batista.

 

 

Como parte da homenagem, a Seed incluirá o nome do profissional em todos os seus documentos oficiais no ano de 2024. O ato é uma forma de reconhecer o trabalho e a dedicação de profissionais que se dedicam a ensinar.

 

“Essas pessoas que muito contribuíram e ainda contribuem para uma educação merecem todo nosso respeito e devem ser homenageadas ao longo da carreira”, ressaltou a secretária de Políticas Educacionais, Antônia Andrade.

 

Batista também atuou em instituições como a Escola Estadual Paulo Melo, Escola Estadual Mário Quirino e Escola Estadual Josefa Jucileide. Também desempenhou as funções de assessor pedagógico e diretor e atuou na coordenação do programa da Seed ‘Semeando vida e Religando o conhecer ao viver’. Atualmente, é formador no ‘Programa de Cultura de Paz- Epaz’, do Centro de Valorização da Educação (Cveduc).

 

O professor Batista concorreu ao título com mais quatro figuras ilustres da educação amapaense: Carmem Marinho Queiroz da Paz; Paulo Tarso Silva Barros; Jozimar Oliveira Pinheiro; e Ivanete Maria Sousa dos Santos Gomes.

 


Deixe seu comentário


Publicidade