Nota 10

Professor da UNIFAP tem filme exibido em cinema virtual de Curitiba (PR)

O professor do curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP, Cleber Braga, dirigiu o filme ‘Cartografia Sentimental Tucuju’, que fala sobre a vida, os jeitos, formas, lugares, pessoas de Macapá desde a conexão estabelecida entre o lugar e as diferentes histórias de vida de diversos artistas e outros agentes culturais presentes na película.


Lana Caroline
Da Redação

 

O professor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Cleber Braga, dirigiu o filme ‘Cartografia Sentimental Tucuju’, que fala sobre a vida, os jeitos, formas, lugares, pessoas de Macapá desde a conexão estabelecida entre o lugar e as diferentes histórias de vida de diversos artistas e outros agentes culturais presentes na película.

“Esse trabalho inicia em 2016, quando cheguei em Macapá para assumir a vaga de professor na UNIFAP e me dou conta de que eu não conheço essa região, não tinha referência de Macapá e Amapá. Aí eu fui conhecendo as pessoas e fui me encantando por elas e assim eu propus essa cartografia. Eu não acho que esse filme seja um retrato do que venha ser Macapá, na verdade é um mapeamento afetivo dos encontros que eu tive em na capital, na sala de aula, na rua, com pessoas que admiro”, disse o professor e diretor do longa, Cleber Braga.

O filme foi feito em parceria com o coletivo Tenebroso Crew e Programa de Cultura (PROCULT/UNIFAP), e estreou no dia 11 de novembro e segue até o dia 18 do mesmo mês. A obra conta com trilha sonora original de Paulinho Bastos. A produção faz parte do edital 009/2020 ‘Pimpolho Sanches’ da lei Aldir Blanc.

“A princípio não seria um filme, seria uma obra para teatro. Com a pandemia, começamos a pensar em fazer um formato audiovisual. Depois fomos percebendo que era realmente para ser um filme”, disse Cleber.

O trabalho do professor chamou atenção da curadoria do Cine Passeio, cinema da cidade de Curitiba (PR), que a exibição do longa em uma de suas salas virtuais. O filme está disponível gratuitamente no site cinepasseio.org


Deixe seu comentário


Publicidade