Nota 10

Professora do colegiado de Medicina da Unifap publica livro sobre cuidados paliativos

Lançado em 2020, o livro é fruto da dissertação da professora para o mestrado, que inspirou a produção do material em livro, e está disponível na versão impressa.


A Profa. Ms. Anna Valeska Procópio, docente do colegiado de Medicina da UNIFAP e Especialista em cuidados paliativos pela PinusLongaeva, Universidade Santa Cecília (SP), publica livro intitulado: ‘Dos ganhos finais em Cuidados Paliativos’. Que tem o objetivo de refletir sobre os cuidados paliativos no processo de adoecimento e finitude da vida.

Lançado em 2020, o livro é fruto da dissertação da professora para o mestrado, que inspirou a produção do material em livro, e está disponível na versão impressa. Pode ser adquirido a partir de solicitação pelo e-mail gestosfinais@gmail.com com envio para qualquer lugar do Brasil, e também presencial na livraria Acadêmica, em Macapá.

 

Sobre o livro
O livro compartilha a experiência dos procedimentos realizados com um paciente no final da vida, a partir dos aspectos envolvidos nesse momento, sendo o físico, emocional, espiritual e social por meio do acolhimento da equipe especializada composta pela médica paliativista, Dra. Danielle Soler, e a enfermeira Ana Dirce. Ele é divido em capítulos escritos por cada membro da equipe.

A autora do livro Anna Valeska Procópio, comenta sobre a importância de compartilhar as informações sobre os cuidados paliativos: “É muito importante falar sobre os cuidados paliativos porque o Brasil atualmente ocupa o 42 lugar, segundo a The Economist, sobre qualidade de morte. Os Cuidados Paliativos ofertam qualidade de vida até seus momentos finais”, ressaltou a autora.

 

Sobre a autora
Anna Valeska Procópio faz parte do corpo docente do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP , é pesquisadora do grupo Tanatologia e cuidados paliativos- Linha de pesquisa morte, processo de morrer e Cuidados Paliativos- UNIFAP, e Coordenadora do Laboratório de Estudos da Morte e Cuidados Paliativos- UNIFAP.

Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Potiguar (2007), graduação em formação em Psicologia pela Universidade Potiguar(2007), é especialista em cuidados paliativos pela PinusLongaeva, Universidade Santa Cecília (SP), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Tem experiência profissional na área da psicologia da saúde-hospitalar. Prática profissional voltada para as demandas de processo saúde/doença/morte, Cuidados paliativos, psico-oncologia, luto e hospitalização. Idealizadora e voluntária na parte educacional do projeto Gestos Finais e Escritora na área da finitude da vida.

Com informações da Unifap


Deixe seu comentário


Publicidade