Nota 10

Programação do Equinócio de Primavera tem atrações culturais e educativas

Estado preparou programação para recepcionar estudantes, comunidade e turistas no Monumento Marco Zero, em Macapá.

Compartilhe:

Iniciou-se nesta quarta-feira, 19, no Monumento Marco Zero, em Macapá, a programação alusiva ao Equinócio de Primavera, que acontece no dia 22 de setembro. O momento marca o início da primavera, em que a terra se inclina fazendo com que a Linha do Equador fique mais próxima da direção do sol, fenômeno chamado de Equinócio.

 

Durante a abertura da programação, o monumento recebeu a visita de estudantes e pessoas da comunidade, que foram agraciados com uma apresentação musical da Orquestra Filarmônica Equinócio das Águas e participação especial do coral “Vozes do Setentrião”.

 

Para a professora Maria do Carmo Santos, o Fenômeno do Equinócio é uma das maiores riquezas naturais que o Estado do Amapá possui, e considera importante a iniciativa de abrir esse espaço para que a comunidade local aprenda a valorizar o monumento. “Somos a única capital cortada pela Linha do Equador, onde acontece esse fenômeno, e muitas pessoas que vivem aqui, jamais visitaram esse monumento, por isso, é interessante quando o Estado abre as portas para nossos estudantes e nossa comunidade, como está acontecendo agora”, frisou Maria do Carmo.

 

O secretário de Estado do Turismo, Vicente Cruz, lembrou que o Estado do Amapá preparou uma extensa programação, entre os dias 19 e 22 de setembro, para recepcionar visitantes e estudantes no Monumento Marco Zero do Equador. Durante esse período, acontecerão exposição de experimentos, palestra e oficinas sob os temas “As Fases da Lua e os Eclipses” e “As Estações do Ano”, destinadas a alunos das redes pública e privada de ensino e para a comunidade local.

 

“Durante todo o restante desta semana, estaremos com uma programação cultural e educativa para recepcionar nossos estudantes, nossa população, turistas nacionais e estrangeiros que venham visitar o Monumento Marco Zero do Equador, atraídos pela peculiaridade desse fenômeno que acontece em nosso Estado”, ressaltou Cruz.

A programação encerra-se no dia 22 de setembro com um MixTur no Meio do Mundo. Haverá apresentação de cantores regionais e bandas de rock do Amapá, que promoverão o show Rock no Meio do Mundo. Às 22h53, será a celebração do fenômeno com show pirotécnico, apresentação de grupos de marabaixo e show cultural.

 

EducaTur
Uma das novidades da programação deste ano é o projeto EducaTur, que promove ações de boas práticas de educação para o turismo. O objetivo é qualificar capital humano para o setor turístico, além de melhorar a qualidade dos serviços ofertados, dotando o trade turístico de profissionais capacitados, dando sustentabilidade para o desenvolvimento da área, com apelo para a economia local. E, ainda, trabalhar fundamentos básicos do turismo nas escolas públicas e privadas de Macapá, como ferramenta de integração e inclusão social.

 

De acordo com o coordenador do projeto, Jeová Pereira, estão sendo atendidos pelo projeto estudantes de escolas públicas e particulares, através do “Setur vai à Escola”, com a finalidade de realizar palestras educativas nas escolas da capital, com ênfase para o Equinócio de Primavera.

Equinócio
O equinócio acontece duas vezes por ano, em março e em setembro, e determina a entrada do outono e da primavera. O sol passa exatamente no meio da terra e os dois hemisférios do planeta – norte e sul – recebem a mesma quantidade de luz, o que resulta em dias simétricos.

 

O fenômeno do equinócio consiste no alinhamento do sol com a linha imaginária do Equador. São aproximadamente 12 horas de período claro e outras 12 horas para a escuridão. Assim, a partir desse momento, a estação do ano muda.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *