Nota 10

Programação especial no Cine Territorial celebra o Dia da Consciência Negra em Macapá

O evento reforça o compromisso do Estado com o reconhecimento e a valorização da cultura negra no Amapá


 

 

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente em 20 de novembro, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou, na terça-feira, 18, uma programação especial no Cine Territorial, destacando a força, a história e a riqueza cultural da Amazônia Negra. A data, que reverencia o líder quilombola Zumbi dos Palmares, simboliza a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.

 

 

A atividade celebrou a diversidade cultural do estado e contou com uma palestra sobre Igualdade Racial, uma oficina educativa envolvendo Arte e Culturas Negras e uma exposição de obras produzidas por alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes.

 

As produções artísticas integram o projeto escolar “A cultura negra através do Ensino Especial: Quando conheço minha raiz, me fortaleço”, desenvolvido com o objetivo de valorizar a cultura negra no Amapá. A iniciativa abordou o legado cultural afro-brasileiro de forma inclusiva e adaptada, promovendo um ambiente educacional equitativo e fortalecendo a inclusão social por meio das atividades culturais.

 

 

A programação foi promovida pelo Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e realizada em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE-AP), o Museu da Imagem e do Som (MIS-AP) e a Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes.

 

O evento reforça o compromisso do Estado com o reconhecimento, a valorização e a difusão da cultura negra, elemento fundamental na formação social e identitária da Amazônia.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade