Nota 10

Projeto Afro Conexão lança audiovisual sobre Encontro dos Patrimônios: Carimbó e Marabaixo

Iniciativa é parte do projeto Afro Conexão, intercâmbio cultural que promove encontro entre as duas manifestações culturais da região Norte


 

Nesta sexta-feira, 6, as 10h, acontece o lançamento do curta-documentário ‘Afro Conexão – Encontro dos Patrimônios: Carimbó e Marabaixo”, de Val Costa, no Colégio COC Macapá Norte.

 

O audiovisual é parte do projeto Afro Conexão, um intercâmbio Cultural dos Patrimônios (Marabaixo e Carimbó), que promove o encontro e o diálogo entre duas importantes manifestações afro-brasileiras da região Norte: o Marabaixo, do Amapá, e o Carimbó, do Pará.

 

O projeto iniciou em 2025, e contou com oficina e workshop em novembro, durante o Encontro dos Tambores, no Mês da Consciência Negra, buscando fortalecer o reconhecimento, a valorização e a salvaguarda desses patrimônios imateriais, ampliando o intercâmbio de saberes entre mestres, artistas e comunidades tradicionais.

 

As atividades contaram com palestra e oficinas de Val Costa, promovendo reflexões sobre ancestralidade, memória coletiva e a importância da transmissão desses saberes às novas gerações.

 

Todas as ações foram registradas e agora serão apresentadas em formato de audiovisual, com depoimentos.

 

Segundo uma das produtoras, Andreia Lopes, da Arte da Pleta, o projeto foi voltado para territórios e grupos em situação de vulnerabilidade social e cultural.

 

“O projeto atua como espaço de formação, vivência e transmissão de conhecimentos ancestrais, envolvendo mestres da cultura popular, músicos, compositores, artistas, professores, estudantes, lideranças comunitárias e moradores de comunidades tradicionais. O público contempla diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental incompleto até o ensino superior”, destaca Andrea.

 

O projeto contou com a participação do ator, diretor e cantor, Tom Rodrigues, do projeto ‘Circula o Carimbó Rio Belém Macapá’, fortalecendo o diálogo intercultural e ampliando o alcance regional da ação.

 

O projeto Afro Conexão foi contemplado pelo Edital 003/25 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) – Governo Federal, como uma potente celebração da memória, da identidade e do patrimônio cultural imaterial do Brasil.

 


Deixe seu comentário


Publicidade