Nota 10

Projeto Exportinari celebra 52 anos com grande exposição no Centro Cândido Portinari, em Macapá

Exposição Amazônia Mística, do artista amapaense Ivan Amanajás, marca a programação especial no Centro da capital


 

O Governo do Amapá celebra os 52 anos do Projeto Exportinari com a abertura da exposição “Amazônia Mística”, do artista amapaense Augusto Ivan Amoras Amanajás. A mostra será inaugurada nesta sexta-feira, 26, às 17h, e ficará aberta ao público até 20 de outubro, com entrada gratuita.

 

A exposição apresenta obras que retratam o universo do caboclo amazônida, sua cultura, crenças e mitos populares, utilizando elementos da própria natureza aliados a técnicas como tinta a óleo, acrílica, espátula e materiais reaproveitáveis.

 

“A Amazônia é mística, e através da arte podemos revelar esse imaginário coletivo que nos conecta à nossa história e identidade”, destaca o artista.

 

Mestre no surrealismo, Amanajás iniciou sua trajetória artística em 1969 e também domina estilos como paisagismo amazônico, realismo, cubismo, arte sacra e abstracionismo. Seu trabalho é reconhecido pela liberdade criativa e pela valorização da fantasia sem se prender às regras do mundo real.

 

 

O Projeto Exportinari, desenvolvido pelo Centro Cândido Portinari e pela Galeria R. Peixe, tem como objetivo democratizar o acesso à arte, oportunizar a reflexão crítica sobre o meio em que vivemos e valorizar a produção artística local.

 

“O espaço é da comunidade e a cada exposição reafirmamos o compromisso do Governo do Amapá em incentivar a cultura, a arte e a valorização dos nossos artistas”, reforçou Edivan Boiba, diretor do Centro.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade