Nota 10

Projeto Sócio Cultural Zankerada na Baixada inicia calendário de 2016

No ano de sua criação o Zankerada na Baixada aconteceu em três bairros com cinco edições: março e abril no bairro do Buritizal; maio e junho no Congós e em julho, no bairro do Zerão.

Compartilhe:

Criado em março de 2015, o Projeto Sócio-Cultural Zankerada na Baixada, nasceu com a finalidade de proporcionar à população dos bairros periféricos, lazer, entretenimento e atividades artísticas e desportivas, valorizando os moradores das áreas de conflito, com suas qualidades, de fazer cultura no local. O Projeto é de inclusão social, através da dança, música e outras artes existentes no local.

No ano de sua criação o Zankerada na Baixada aconteceu em três bairros com cinco edições: março e abril no bairro do Buritizal; maio e junho no Congós e em julho, no bairro do Zerão.

A ideia do Projeto Sócio-Cultural Zankerada na Baixada é do produtor cultural, Finéias Nelluty, também cantor, compositor e músico.

Zankerada é um ritmo criado por Finéias que misturou os estilos caribenhos amazônicos, Guiana Francesa, Caribe, Pará e Amapá. “A partir dessas experiências laboratoriais foi que tivemos a sacada de misturar tudo isso e criar a Zankerada, que é uma sonoridade (Amazon Caribbean) legítima do Amapá”, disse Finéias Nelluty.

Com a ida do Projeto até as comunidades de pouco acesso à cultura, o resultado satisfatório, pois há envolvimento por todas as famílias e principalmente pelos jovens artistas anônimos que habitam cada local. São talentos que precisam de oportunidades para mostrar suas artes.

O primeiro Zankerada na Baixada de 2016 escolheu a comunidade do Canal do Jandiá, zona norte da capital Macapá, para realizar suas atividades. Desde o dia 4 de abril (segunda-feira) está acontecendo oficinas de hip hop, audição de novos talentos e concurso de bikes customizadas.

Nesta sexta-feira, 8, todos os jovens que participaram desta primeira edição do ano, se apresentarão no encerramento, às 19h, no local do evento, além de assistirem um belo show musical do Rei da Zankerada, Finéias Nellutty e a Banda Fuzaka. O Projeto Sócio Cultural Zankerada na Baixada acontece uma vez a cada mês. O apoio cultural é da Prefeitura de Macapá.

 
Compartilhe:

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *