Nota 10

Quarta-feira da Murta marca o marabaixo no Laguinho.

O evento será apresentado de forma virtual pelos facebooks do Marabaixo do Pavão e da Associação Raimundo Ladislau, a partir das 17 horas.


Com uma programação diversificada e diferente aos últimos anos, em razão da pandemia do coronavírus, as Associações Raimundo Ladislau e Marabaixo do Pavão, realizam de forma virtual neste dia 12 de maio, o tradicional marabaixo da Quarta-feira da Murta em louvor ao Divino Espírito Santo.
O evento faz parte do calendário litúrgico do ciclo do marabaixo, e em tempos normais, ocorrem com cortejos pelas ruas e avenidas do Bairro do Laguinho, aos toques de caixas no ritmo do marabaixo de rua, com as dançadeiras levando em mãos, as murtas, que de acordo com as tradições, servem para afastar o mau olhado, a solidão e a tristeza, e também sendo uma forma de agradecer as graças alcançadas através dos ritos de danças e cantorias. Neste dia, o marabaixo segue até as seis horas da manhã, na tradicional “Quinta-feira da Boa Hora”, quando é erguido o mastro com a bandeira do Divino Espírito Santo.
Este secular ritual que contempla o cortejo da murta, o marabaixo nos barracões, o amanhecer, a queima de fogos, a decoração e o levante do mastro com a bandeira do Divino, será apresentado de forma didática e de maneira simbólica através de narrativas dos festeiros do ciclo.
Comunicação Raimundo Ladislau e Marabaixo do Pavão

Cláudio Rogério – 99141-8420


Deixe seu comentário


Publicidade