“Quilombo Groove” apresenta a força da cultura do Quilombo do Curiaú
“QUILOMBO GROOVE_Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú” terá oficinas, vivências, shows e intercâmbios para celebrar e difundir a música e as tradições quilombolas

Em Macapá, o Quilombo do Curiaú, berço de resistência e cultura negra Amapaense, será pelo terceiro ano consecutivo palco do projeto “QUILOMBO GROOVE: Preces, Louvores e Batuques”. O festival de artes integradas, que acontecerá durante três dias, 17, 18 e 19 de Outubro, tem como missão difundir a música produzida dentro da comunidade ou por ela influenciada, revelando ao público a potência e a fé de um povo que, por muito tempo, enfrentou o apagamento de sua identidade.
Capitaneado pelo Grupo Raízes do Bolão, embaixador da cultura negra amapaense e legítimo representante do Quilombo do Curiaú, o projeto vai muito além dos palcos. A programação é uma imersão na vivência quilombola, onde se incluem: vivências sobre o Batuque e o Marabaixo, duas expressões culturais fundamentais, oficinas de percussão e de confecção de instrumentos, contações de histórias que preservam a memória da comunidade, sessões de cinema (ações cineclubistas), shows musicais que conectam as raízes locais a outras sonoridades, degustação da tradicional gengibirra e intercâmbio cultural com músicos e pesquisadores locais, nacionais e internacionais, convidados especialmente para enriquecer a troca de saberes.
“Através do ‘Quilombo Groove’, buscamos evidenciar, pela música, a fé e a resistência de um povo que, devido à grande repressão e assédio que sofreu – e ainda sofre, até bem pouco tempo não assumia publicamente sua identidade quilombola, negra e sua adesão às religiões de matriz africana”, reflete a produção do evento. O projeto é, portanto, um ato de afirmação e orgulho.
Deixe seu comentário
Publicidade
