Nota 10

Revista do Círio de Macapá é entregue ao Papa Francisco

Sumo Pontífice recebeu exemplar das mãos do bispo Dom Pedro José Conti, que se encontra em Roma para o Sínodo da Amazônia.


Douglas Lima
Da Redação

Com venda em alguns pontos da cidade, circula a Revista Círio de Macapá, editada pela Pastoral da Comunicação da Diocese local, tendo à frente a jornalista Mônica Nascos e uma equipe de acadêmicos de comunicação da Unifap, sob orientação do bispo Dom Pedro José Conti.

Mônica e a acadêmica Vithória Barreto estiveram no programa ‘Café com Notícia’ (Diário FM 90,9) desta terça-feira, 1, divulgando o trabalho editorial que agora em 2019 chega na terceira edição. Um exemplar da Revista Círio de Macapá foi entregue ao Papa Francisco, em Roma, onde se encontra o bispo Dom Pedro José Conti, para o Sínodo da Amazônia.

A jornalista informou que a atual edição da Revista apresenta a procissão em homenagem à Virgem de Nazaré de um jeito nunca falado, considerando que o Círio de Macapá transcorre de forma ímpar, no formato do Rosário, o que não acontece na celebração em Belém do Pará e em nenhum outro local onde se faz procissão em homenagem à Mãe de Jesus.

Mônica Nascos explicou que o Círio de Nazaré, em Macapá, é aberto, a exemplo do Rosário, com a Sagrada Cruz, simbolizando Cristo, o Guia; logo atrás a procissão tem o Apostolado da Oração, Carro dos Anjos, Barca das Promessas, Portadores de Necessidades Especiais e os Coroinhas, representando o Credo, as três Ave Marias e a Oração do Pai Nosso. Fechando o Círio, vem a Corda, representando as cinco contemplações de cada Mistério – Gozoso, Glorioso, Doloroso e Luminoso.

A acadêmica Vithória Barreto considerou a edição da Revista do Círio de Macapá mais um desafio por ela enfrentado na Diocese. O primeiro, contou a estudante, foi trabalhar na edição da Revista de São José, outro sucesso editorial da Pastoral da Comunicação.

Vithória agradeceu a oportunidade de poder colaborar com a Igreja Católica, considerando gratificante contar a História do Círio de Nazaré em Macapá, para ela, uma forma de colocar o povo amapaense em foco.

Ainda no Café com Notícia, a jornalista Mônica Nascos informou que a Revista do Círio de Macapá, além da abordagem dada à procissão, à religiosidade e à semiologia do evento, discorre sobre cultura, aspectos ambientais e econômicos, bem como sobre o Sínodo da Amazônia, dando maior enfoque à evangelização, sem esquecer a devoção mariana.

A Revista do Círio de Macapá está sendo vendida ao preço simbólico de R$ 10. O dinheiro arrecadado será usado na manutenção elétrica da Catedral de São José. Os postos de venda são os seguintes: Supermercados Fortaleza, Livraria Paulinas, Banca do Dorimar e Lojinha da Fazenda Esperança, no Shopping Vila Nova.


Deixe seu comentário


Publicidade