Nota 10

Secult apresenta relação entre fotografia e arqueologia na Amazônia em exposição inovadora

O Governo do Amapá conta com o autor Maurício de Paiva, que reuniu diversas obras sobre a relação entre literatura, fotografia e a arqueologia da Amazônia.


A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza, de janeiro a março deste ano, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Museu Fortaleza de São José de Macapá, a Exposição Itinerante “Foto_Arqueologia – Que fica: Na Amazônia – sítios_vestígios_andejos ribeirinhos”, do autor Maurício de Paiva. A abertura será nesta quinta-feira, 16, às 10h, no MIS, localizado na Av. Pedro Lazarino, no bairro Santa Inês.

A exposição no Museu da Imagem e do Som será coordenada pela Coordenadoria de Preservação da Memória Material e Imaterial (CPMMI), da Secult, e acontecerá entre os dias 17 de janeiro e 4 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

A partir de 12 de fevereiro a 4 de março, a exposição muda para a Casa do Comandante, no Museu Fortaleza de São José de Macapá, com visitações das 8h às 18h.

Maurício de Paiva é fotógrafo documentarista, jornalista na Revista National Geographic, fotógrafo colaborador no Laboratório de Arqueologia, Antropologia Ambiental e Evolutiva e possui projetos autorais como fotógrafo freelancer. O autor já teve dois livros publicados pela DBA Editora.

“A minha ideia como fotógrafo em fazer várias viagens ao Amapá, é uma compilação de imagens para achar uma conexão entre a fotografia documental e a arqueologia”, afirma Paiva.

A exposição conta também com a literatura, utilizando citações de escritores e poetas que retratam em palavras a cultura amazônica, como Fernando Canto, Anne de Carvalho, João de Jesus Paes Loureiro, entre outros.


Deixe seu comentário


Publicidade