‘Semana Amapá África’ reúne atividades socioculturais e econômicas
Programação segue até dia 25 e recebe delegações de Togo, Benin, Nigéria, Congo e Platô da Guianas com objetivo de estreitamento das relações culturais e econômicas com o estado

Douglas Lima
Editor
A Semana Amapá África Amazônica 2025 ocorre de 19 ª 25 maio e tem como objetivo aproximar o Amapá de nações africanas. O tema deste ano é territorialidade e cultura ancestral afro amazônica e recebe delegações de Togo, Benin, Nigéria, Congo e Platô da Guianas.
Para explicar o evento, o programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) ouviu Marcelo Coimbra, presidente da Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo. “É um momento de grandes debates, estamos recebendo delegações para entrelaçar essas raízes após a diáspora sofrida, que nos separou. O tambor é uma linguagem universal, através dele fizemos nosso contatos com nossos irmãos africanos. Isso começou há quatro anos”, disse.
O presidente ainda informou que durante a programação haverá momentos dedicados aos acadêmicos, rodas de conversa sobre reflexão e planejamentos, além de seminários sobre ancestralidade e justiça. “Teremos o Legislativo e o Judiciário no evento. Infelizmente ainda temos aqui no Amapá o desrespeito com manifestações culturais de matriz africana; também vamos ter o encontro da Academia com o Instituto das Mulheres Negras do Amapá”, disse.
A programação recebe ainda o Ministério da Igualdade Social e conta com apoio do governo do estado e Prefeitura Municipal de Macapá. “Temos delegações africanas interessadas em estabelecer relações comerciais, educacionais e culturais”, concluiu Marcelo Coimbra.
Deixe seu comentário
Publicidade



