Nota 10

Semana de acolhimento marca início das atividades escolares da rede municipal em Macapá

Apenas as turmas do 5º ano do ensino fundamental têm possibilidade de utilizar o formato híbrido.


De acordo com o planejamento da Secretaria de Educação, iniciarão com aulas remotas todas as turmas de pré-escola, ensino fundamental (do 1º ao 4º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira (19), a Semana de Acolhimento para a comunidade escolar, programação que marca o início do ano letivo de 2021. Cada estabelecimento de ensino executa uma estratégia própria para o acolhimento dos estudantes, desenvolvida de acordo com a realidade de cada aluno e professor. Essas atividades seguem até a sexta-feira (23).

“A ideia é que os laços entre os estudantes e as unidades escolares do município sejam restabelecidos. A escola é ambiente de aprendizado, mas também de proteção. Durante esta semana queremos relembrar a todos que a escola é sinônimo de educação e vida, porque só a educação pode mudar a realidade de muitos estudantes”, ressalta o secretário municipal de Educação, Edielson de Souza.

Além de acolher os alunos, e mostrar para eles e seus responsáveis que a escola é um ambiente seguro, durante a Semana de Acolhimento também acontece a entrega de material didático que os estudantes usarão durante o ano letivo.

“Os pais que estão vindo à escola para buscar os livros didáticos dos estudantes são atendidos pela nossa equipe. Também estamos verificando quais estudantes possuem dificuldades com o acesso à internet para adequarmos a metodologia que será utilizada durante este ano. Recebemos todos com muito entusiasmo e felicidade, seguindo todos os protocolos de segurança, é claro”, explica a diretora da Escola Municipal Antônio Barbosa, Monalisa Lacerda.

Nós estávamos com saudade de ver nossa escola recebendo novamente os pais de alunos, mesmo que de maneira reduzida”, completa a gestora escolar.

Planejamento
A Semed se prepara para realizar a retomada das aulas a partir do dia 26 de abril. A proposta é que essas aulas aconteçam majoritariamente de forma remota, com as interações com estudantes por meios digitais, ou por meio do envio de material didático impresso para os alunos sem acesso à internet.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Educação, iniciarão com aulas remotas, todas as turmas de pré-escola, ensino fundamental (do 1º ao 4º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Apenas as turmas do 5º ano do ensino fundamental têm possibilidade de utilizar o formato híbrido, que contempla aulas presenciais e on-line, com rodízio de estudantes para facilitar o distanciamento social e o cumprimento das medidas de segurança contra a Covid-19.

As atividades escolares da rede municipal de ensino serão regulamentadas no próximo Decreto Municipal com as medidas restritivas e sanitárias de prevenção a fim de evitar o contágio pelo novo coronavírus. As edições do documento são publicadas semanalmente e levam em consideração o nível epidemiológico da Covid-19 em Macapá e as orientações dos órgãos de vigilância em saúde.

“O retorno das atividades presenciais de forma gradual, híbrida e em rodízio, está sendo planejado de maneira muito responsável entre a Semed, o Prefeito, Dr. Furlan e os órgãos de saúde. Estamos trabalhando no sentido de garantir o acesso à educação aos nossos estudantes, zelando pela segurança deles e dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem”, finalizou o secretário.


Deixe seu comentário


Publicidade