Nota 10

Servidor do TJAP desenvolve pesquisa de mestrado focada na trajetória de vida de mulheres amapaenses

Piauiense de berço, João é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e veio para o Amapá em 2019 ao ser chamado para compor o quadro de servidores do TJAP.


foto: Arquivo/Tjap

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) é conhecido por possuir servidores talentosos e compromissados não só com a prestação jurisdicional, mas com a sociedade também. Com um currículo rico em conquistas profissionais, o servidor João Paulo da Silva, lotado no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJAP), acaba de adquirir mais uma vitória para sua coleção: sua dissertação de mestrado.

Piauiense de berço, João é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e veio para o Amapá em 2019 ao ser chamado para compor o quadro de servidores do TJAP, dando início assim ao seu projeto de pesquisa intitulado “Entre conversas e memórias: Mulheres da Amazônia Tucuju narram suas histórias”.

A pesquisa tem como objetivo resgatar biograficamente a história de três mulheres amapaenses e identificar como a territorialidade amazônica e todos os elementos culturais formaram suas trajetórias de vida.
“Vim para o Amapá destinado a pesquisar como a territorialidade amazônica amapaense construía histórica, social e culturalmente as mulheres tucujus”, contou o servidor João Paulo da Silva. “Fiz um recorte de gênero por serem mulheres, de raça por terem ancestralidade negra e indígena e falando também de classe”, informou.

Ele revela ainda que sua dissertação de mestrado o motiva a ir além. “A minha pesquisa é o me impulsiona a estar aqui e continuar contribuindo não só para a comunidade acadêmica, mas para a sociedade amapaense como um todo”, declarou o servidor.
Outro ponto fundamental da pesquisa de João Paulo é tentar mostrar que a região Norte é diversa. “Quero tentar mostrar que a Amazônia do Amapá é totalmente diferente da Amazônia de Manaus, de Rondônia”, explicou.

Devido à pandemia, a qualificação da dissertação do servidor, que estava prevista para novembro, teve o prazo prorrogado por mais seis meses. “Eu tenho planos para qualificá-la em fevereiro e posteriormente fazer a defesa. Até lá, vou me dedicar ao máximo no desenvolvimento da pesquisa”, contou João Paulo animado.

*Com informações do Tjap


Deixe seu comentário


Publicidade